Realme GT5 é o novo smartphone TOP com preço competitivo para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O novo smartphone Realme GT5 foi apresentado oficialmente como modelo topo de gama para esta marca criada pela OPPO em 2018 para competir no segmento de gama média, entrada e gama média / alta. O melhor de tudo? Temos inclusive modo especial para gamers que queiram tirar o máximo proveito do seu smartphone Android.

Trata-se do modo Burning Mode presente no novo GT5 que entrega o máximo desempenho do smartphone quando deteta a utilização da ventoinha "oficial", presente no acessório dedicado. É um dos smartphones mais poderosos do mercado, mesmo usando o processador Snapdragon 8 Gen 2, atualmente o melhor chipset da Qualcomm.

Este é o aspeto do novo smartphone Realme GT5

Smartphone Realme GT5
Pormenor da porção traseira do novo smartphone Realme GT5.

Em primeiro lugar e de imediato temos um design cativante, com linhas fluídas e acabamento espelhado neste belo tom de cinza prateado. Os consumidores terão também à escolha o esquema de cor em verde-escuro, tal como podemos observar pelas imagens que ilustram este artigo.

A apresentação teve lugar na China, o mercado doméstico da Realme, com o novo modelo a chegar posteriormente aos mercados globais. Face ao Realme GT3, apresentado no MWC 2023, melhora o seu processador, mas mantém a carga rápida a 240 W.

O novo telefone traz, sem a menor dúvida, um leque incrível de especificações técnicas. A começar pelo processador topo de gama, o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, seguindo-se efetivamente a carga rápida até 240 W, algo sem rival na indústria mobile.

Snapdragon 8 Gen 2 lidera o processamento no novo Realme GT5

smartphone Realme GT5
Os vários esquemas de cor e aspeto geral do smartphone Realme GT5.

A Realme afirma que o seu novo telefone tem o modo "Burning Mode", garantindo um desempenho bruto de máximo nível, sem abrandar a frequência quando utilizado com o acessório / ventoinha oficial. Aí, o telefone entrega todo o seu poder, sobretudo em cenário de jogo, ao saber que a gestão térmica será assegurada pelo acessório.

Além disso, temos um ecrã de 1,5 K de resolução, tecnologia OLED com 6,74 polegadas de diagonal e um brilho máximo de 1 400 nits (pico). Temos também até 24 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento interno no novo smartphone Android.

Carregamento a 240 W é outro dos trunfos do novo Realme GT5

Realme GT5
Aspeto geral do smartphone Realme GT5.

Tal como o seu antecessor (Realme GT3), também o novo GT5 tem uma bateria com 4 600 mAh de capacidade e carregamento super rápido a 240 W de potência. A fabricante garante ainda que a bateria retém 80% da sua "saúde" e eficiência mesmo após 1 600 ciclos de carregamento de modo a tranquilizar os utilizadores.

Além disso, temos também uma versão com carga mais "lenta", oferecendo 150 W de carga por fio e uma bateria de maior capacidade com 5 240 mAh. Segundo a marca, em 18 minutos esta versão "lenta" carrega 100% da sua bateria.

Design elegante em vidro com estrutura em metal no Realme GT5

Put those 5s up and wave "Hello" 👋 to the miraculous #realmeGT5. What does this dreamlike liquid metal design remind you of? Tell us in the comments. pic.twitter.com/DaH16nZvAQ

— realme Global (@realmeglobal) 28 de agosto de 2023

A construção em vidro, de aparência brilhante e fluída, é apenas interrompida pela secção a preto, no topo. Aí temos o seu sistema de câmara tripla liderada pelo sensor Sony IMX890 de 50 MP (grande angular), auxiliado pela câmara de 8 MP (ultra grnade angular) e câmara de 2 MP (macro). Temos também uma câmara frontal de 16 MP a irromper pelo ecrã OLED para as selfies.

Destaca-se ainda a porção transparente, salientando a capa do processador Snadpragon 8 Gen 2 que aí reside. Temos alguns LED's a iluminar esta secção, bem como alguns efeitos de luz à escolha do utilizador, para notificações e alertas variados.

O telefone Realme GT5 utiliza o Android 13 da Google com a interface Realme UI 4.0. Temos ligações NFC, Wi-Fi 7, GPS, porta IR e leitor de impressões digitais embutido no ecrã.

Preço e disponibilidade do Realme GT5

Unboxing the Exquisite realme GT5: Explore the Stunning Flowing Silver and Starry Green Oasis Variants! Which Color Suits Your Style? #realme #realmegt5 #unboxing pic.twitter.com/l5lDj0TW4D

— Tech way (@Techway0) 28 de agosto de 2023

O novo smartphone, de momento, só está disponível na China. Porém, será um questão de tempo até chegar também à Europa. De momento os preços começam no equivalente a 411 dólares (12 GB / 256 GB), subindo para 521 dólares, cerca de 483 euros à atual taxa de conversão para a versão com 1 TB de armazenamento interno.

Por fim, contamos com a sua chegada à Europa até ao final do ano, com os preços a aproximar-se dos 600 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.