A Xiaomi está a crescer a olhos vistos na Europa. Por sua vez, depois do problema que a Huawei teve com o governo americano, que lhe impossibilita de utilizar serviços Google, a empresa luta para continuar relevante no velho Continente.
De acordo com os analistas da Canalyses, a Xiaomi subiu consideravelmente em 4 mercados super importantes para a marca. Infelizmente não temos os dados de Portugal, porém, não deverá faltar muito para que os analistas da IDC nos revelem.
Xiaomi sobe como nunca na Europa
Com a entrada da Xiaomi na Europa, vemos o gráfico de "YoY growth" maior do que qualquer outro fabricante. Estes números dizem-nos quanto é que a fabricante cresceu de um ano para o outro. No caso da Huawei vemos a "linha a vermelho". Isto é, o quão a fabricante retraiu nos países mencionados.
A Xiaomi ainda não está em primeiro lugar em nenhum mercado europeu, porém, a sua corrida está a mostrar que o investimento está a valer a pena.
Espanha é o mercado mais promissor para a Xiaomi
Como seria de esperar, devido ao forte investimento da Xiaomi no país vizinho, a Espanha é um dos países com maior destaque. A Xiaomi está em segundo lugar, logo após a Samsung, mas apenas com 1% da cota de mercado da liderança. Parece que a abertura de lojas físicas por toda a Espanha está a resultar.
Aliás, aproveita para mais incríveis smartphones chineses no mercado.
Huawei cai forte em todos os mercados
Infelizmente a Huawei não está a conseguir conquistar os utilizadores sem lançar novos modelos de smartphones. As notícias e desconfiança à volta da empresa também não é um bom Marketing.
A Huawei caiu mais de 40% YoY na França e Alemanha. Países que a Huawei estava a conquistar não só com os seus gama média mas também com os seus topo de gama.
Samsung vê liderança ameaçada
Só na Alemanha é que a Samsung não é líder. Porém, a tarefa de se manter em primeiro lugar nos outros mercados não está fácil. A marca tem investido cada vez mais em smartphones de gama média de forma a combater o sucesso dos modelos da Xiaomi e Huawei.
Em suma, esta será uma batalha que espero ver em 2020. Acredito plenamente que no final de 2020 teremos um mercado mais diversificado e com mais concorrência que nunca.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi, Huawei, Vivo e OPPO unem-se contra a Google Play Store!
- Xiaomi Mi 10 Pro: imagens reais do smartphone esclarecem algumas questões
- Google Chrome tomará novas medidas contra publicidades intrusivas