Xiaomi está a bloquear smartphones em pelo menos 5 países

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

As coisas parecem estar a mudar no seio da Xiaomi no que diz respeito a smartphones importados. Através de fóruns como o Reddit ou o XDA-Developers, surgiram nos últimos dias utilizadores que se viram impedidos de continuar a utilizar os seus equipamentos importados.

É bom ter em conta que a Xiaomi não vende oficialmente os seus smartphones em países como Cuba. Tal como o utilizador “yn4v4s” escreve no Reddit, quem viaja para fora do país acaba por adquirir os equipamentos e vende-os de forma não oficial quando regressa.

No entanto, nos últimos dias começaram a surgir os problemas. Após três ou quatro dias de uso, o utilizador afirma conhecer mais de 20 casos em que os aparelhos foram “repentinamente bloqueados”, aparecendo apenas a mensagem que partilhamos abaixo.

Esta é a mensagem que está a aparecer aos utilizadores com equipamentos bloqueados pela Xiaomi em Cuba. Crédito: Reddit
Esta é a mensagem que está a aparecer aos utilizadores com equipamentos bloqueados pela Xiaomi em Cuba. Crédito: Reddit

"A política da Xiaomi não permite a venda ou fornecimento do produto no território em que tentou ativá-lo. Entre em contacto diretamente com o revendedor para obter informações adicionais", pode ler-se no ecrã destes smartphones como prova a imagem divulgada pelo utilizador.

Utilizadores acreditam que situação está ligada à expansão da Xiaomi para os Estados Unidos

Embora não exista uma explicação oficial para o sucedido, muitos utilizadores especulam que tudo não passa da estratégia de expansão da Xiaomi para os Estados Unidos. Recorde-se que o país norte-americano tem em curso um embargo a Cuba.

O problema não é apenas de Cuba, e utilizadores da Síria, Sudão, Irão, Crimeia e Coreia do Norte queixam-se de situações semelhantes. Aparentemente o problema cinge-se a equipamentos recentes e adquiridos em países específicos, como a Rússia.

Caso os números de equipamentos bloqueados aumentem, será uma questão de tempo até a Xiaomi ter de dar explicações aos utilizadores. Ainda que não venda os seus smartphones em países como Cuba, tem uma boa fatia de utilizadores a usar os seus equipamentos no país.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.