Xiaomi faz promessa de atualizações para os próximos smartphones. Mas há um senão

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Com o tempo, as fabricantes Android têm vindo finalmente a acordar para a grande falha que é o número de atualizações que os seus smartphones recebem. A Samsung foi dando os primeiros grandes passos para ficar mais perto da Apple, mas parece que a Xiaomi não quer ficar para trás.

Xiaomi Mi 11T e Mi 11T Pro terão 3 anos de atualizações Android e 4 de segurança

Pela primeira vez, a fabricante chinesa fez uma promessa concreta no que diz respeito a atualizações. Quem comprar os Xiaomi Mi 11T e Mi 11T terá, segundo a fabricante, direito a três grandes atualizações de Android. Adicionalmente, terá também quatro anos de atualizações de segurança.

Esta notícia da Xiaomi foi dada pela marca através de um comunicado à imprensa, e é bom teres em conta que fazem apenas menção com estes dois smartphones. A fabricante refere mesmo que “no momento não estão incluídos outros dispositivos”.

No entanto, a Xiaomi promete “avaliar a possibilidade” de estender as atualizações para mais equipamentos da marca. Será assim uma medida que esperamos ver como padrão em próximos lançamentos.

“Não é uma tarefa simples para a Xiaomi e a sua equipa fornecer atualizações de sistema e patches de segurança para todos os seus modelos anteriores de smartphone. Porém, a perspetiva desse desafio e de atender aos anseios dos nossos clientes é estimulante”, afirma Albert Shan, líder de produto da Xiaomi.

“Com a melhoria contínua feita no hardware dos smartphones, o ciclo de vida de um smartphone aumentou gradualmente, o que significa que os utilizadores não precisam de substituir os seus smartphones com tanta frequência. Por esse motivo, mais consumidores dão grande importância ao facto de receberem as últimas atualizações do sistema operativo, com os recursos mais recentes”, completa.

É bom ver que a Xiaomi está finalmente preocupada com este tema das atualizações, e esperamos que isto seja apenas o princípio. Numa altura em que a fabricante chinesa luta pela posição cimeira do ranking de smartphones a nível mundial, esta será uma cartada importante a jogar no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi comete erro e coloca Mi 11 Pro à venda por apenas 91 €
  • Xiaomi, Redmi e POCO que vão (e não vão) receber o Android 12
  • Este é o alegado design do iPhone 14. Adeus notch?
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.