Xiaomi eleva o nível da fotografia móvel com a mais recente patente em câmaras

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi tem dedicado uma boa parte do seu orçamento dedicado à Pesquisa e Inovação (R&D) ao aperfeiçoamento das câmaras fotográficas e respetivas soluções de imagem.

Escusado será dizer que a qualidade de captação de imagem é uma das principais preocupações dos utilizadores ao comprar um novo smartphone Android, algo que motiva a Xiaomi a aperfeiçoar as suas fórmulas.

Dito isto, damos agora conta da mais recente propriedade intelectual pertencente à Xiaomi. Nomeadamente a mais recente patente submetida (e aprovada) pela tecnológica chinesa para proteger uma nova implementação de câmaras fotográficas e respetivo sistema de objetivas ou lentes para câmaras a aplicar em dispositivos móveis.

Xiaomi patenteia tecnologia de câmara fotográfica dobrável / extensível

Xiaomi

A nova patente foi submetida pela Beijing Xiaomi Mobile Software, tendo recentemente obtido aprovação pelas entidade governamentais da China, o State Intellectual Property Office. O sistema será aplicado, por exemplo, a smartphones dobráveis.

Tal como podemos observar pela ilustração de patente que acompanhava a descrição textual da mesma. Esta é uma nova implementação, uma nova mecânica em que a câmara é essencialmente a única porção que permanece rígida ou fixa.

A patente demonstra uma implementação a ser usada sobretudo em smartphones dobráveis. Porém, traz uma nova perspetiva para este tipo de dispositivos móveis com uma forma distinta e mecânica que o separa de tudo o mais no mercado atualmente.

Smartphone parcialmente dobrável vem desafiar a nossa perceção do setor

O formato dá-nos um novo sopro de ar fresco para um mercado dominado por dois moldes, o dobrável em forma de concha ou flip phone e os dobráveis em formato de livro ou pequeno tablet.

Dependendo, claro, da execução implementada pela Xiaomi, o produto daí resultante poderá dar-nos uma nova perspetiva e sistema para este nicho de smartphones cada vez mais populares.

Xiaomi patente

Importa frisar, contudo, que de momento não sabemos se a fabricante aplicará este exato formato a um produto real. Significa, sim, que esta implementação tal como é descrita e ilustrada, pertence apenas à Xiaomi. Daí não podemos retirar nenhuma outra conclusão que não esta - caso a fabricante o queira fazer, poderá fazê-lo com exclusividade.

Por fim, torna-se também claro o interesse da Xiaomi neste segmento de smartphones que ganha cada vez mais atenção do mercado e claro, dos consumidores.

Xiaomi's patent of a new Foldable Smartphone pic.twitter.com/DKL6P26VHk

— Kartikey Singh (@That_Kartikey) 7 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.