Xiaomi: é o fim da linha para estes smartphones Android icónicos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo dos smartphones segue um inexorável e rápido rumo com novas gerações a sucederem-se aos modelos lançados (sempre) há pouco tempo. O resultado é inevitável. As gamas "antigas" acabam por chegar ao fim de vida útil, cessando as atualizações e suporte oficial de software para os dispositivos móveis, algo a que nem a Xiaomi é imune.

Atualmente as fabricantes entregam dois a três anos de atualizações de sistema (algumas mais como a Samsung), com a Xiaomi a ser regra geral um bom exemplo neste campo. Aliás, em muitos casos mesmo que o modelo não receba uma nova e mais recente versão do sistema Android, a versão da interface MIUI tende a ser atualizada.

Estes modelos de smartphones Xiaomi deixarão de receber atualizações de software

  • Xiaomi Mi Max 3
  • Xiaomi Mi 8 Discovery Edition (Transparente)
  • Mi 8 Leitor de impressões digitais no ecrã (Transparente e edição não transparente)
  • Xiaomi Mi Mix 3 (5G)
  • Xiaomi Mi Play
  • Xiaomi Redmi S2
  • Xiaomi Redmi 6 Pro

Xiaomi Mi 8

Em causa temos vários modelos de smartphones Xiaomi, bem como alguns modelos da gama Redmi. Em particular, temos modelos icónicos como os Xiaomi Mi MIX 3, ou os Redmi 6 Pro e claro, a gama Xiaomi Mi 8, os topos de gama de outrora.

Para os modelos referidos na lista supra é, assim, o fim da linha no que às atualizações oficiais diz respeito. Ainda que a fabricante de Lei Jun tenha um bom histórico de atualizações, algo que não é ignorado pelos utilizadores e fãs da marca, tudo tem um fim.

Para estes equipamentos há, contudo, esperança sob a forma de ROM's não oficiais, ou seja, as Custom ROM's caso queiram experimentar novas funções e versões mais recentes do sistema operativo.

Smartphones Xiaomi Mi 8 entre os modelos em fim de vida útil

Xiaomi

Note-se ainda que estes dispositivos móveis podem receber atualizações de segurança, caso tal se justifique. Porém, no que concerne as atualizações de sistema, é altamente improvável que a partir de agora recebam mais novidades.

Para a memória ficarão as edições transparentes dos smartphones Xiaomi que, na altura, causariam bastante comoção. Em causa estavam os modelos da gama Xiaomi Mi 8 que podem ter inspirado equipamentos como o atual Nothing Phone (1).

Importa também notar que esta decisão, de término do suporte oficial para os modelos em questão, foi apontada pela própria fabricante, tal como refere a publicação ITHome. Assim sendo, não temos motivos para questionar das informações.

Xiaomi has updated the list of EOL (End of Life – expired) products, it includes two ex-Redmi flagships – K20 and K20 Pro. These smartphones will never be updated again. Moreover, we are talking not only about the usual firmware updates that eliminate various errors, but also

— Yaroslav Gavrilov  (@appletester_rus) 18 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.