Xiaomi disponibiliza Android 13 (beta) para estes smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google já disponibilizou a atualização de sistema Android 13 para os seus smartphones Google Pixel. Entretanto, a mesma atualização chega a várias fabricantes como a ASUS, HMD Global (Nokia), iQOO, Motorola, OPPO, Realme, Samsung, SHARP, Tecno, Vivo, bem como a Xiaomi. Aliás, esta última também já disponibilizou a mais recente versão beta para alguns modelos.

Em causa está a mais recente versão de testes da MIUI 13 (beta) para os smartphones topo de gama atualmente disponíveis em Portugal desta fabricante chinesa. Ou seja, para os modelos de smartphone Xiaomi 12 e para o Xiaomi 12 Pro. Em ambos os casos os utilizadores podem já registar-se na plataforma criada par ao efeito e testar as novidades da Google e da Xiaomi.

Boas notícias para os utilizadores dos smartphones Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro

Exciting news! #MIUI Beta for #Android13 is available now.#Xiaomi12 and #Xiaomi12Pro users who are interested can apply to join the first wave through the link! 👉 https://t.co/BB8tu6pg2DFeel free to share your feedback with us in the comment below. pic.twitter.com/CKIeZnPVDZ

— Xiaomi (@Xiaomi) 15 de agosto de 2022

Esta ação de distribuição e teste entrega de momento a interface MIUI 13, versão atual, baseada no Android 13 da Google. Destina-se aos modelos de smartphone Xiaomi 12 Pro (global) e Xiaomi 12 (global) com distribuição via OTA (over the air).

Os utilizadores que pretendam aderir ao programa de testes poderão fazê-lo através da página dedicada. Aí encontrarão o formulário de inscrição, bem como as informações detalhadas sobre a distribuição das novidades.

A Xiaomi faz saber que todas as inscrições serão verificadas, existindo atualmente 200 vagas para a primeira ronda de testes com o novo software. Há, contudo, a advertência para instabilidade, bugs e outros erros gerais, algo comum nestas fases.

Android 13 é a mais recente versão do sistema operativo da Google

An update so good, we officially made 13 a lucky number again. Get the most out of your device with #Android13. https://t.co/4shyAMBCOk

— Android (@Android) 15 de agosto de 2022

Por fim, a própria Xiaomi na publicação dedicada adverte para a possibilidade de, em caso de erro ou alguma falha no software, os smartphones terem que ser reparados no centro local de reparação e assistência técnica da marca. Em Portugal, será qualquer loja oficial Xiaomi Store, por exemplo.

Em suma, esta é uma ótima iniciativa da Xiaomi com o intuito de testar e agilizar uma futura distribuição alargada da atualização para o Android 13. Note-se, porém, que para a maioria dos utilizadores ainda estaremos a meses de distância da chegada do software oficial pelo canal geral (estável).

Veja-se também, a pífia distribuição da versão anterior, o Android 12, tal como demos a conhecer na 4gnews. Há muito trabalho a ser feito pela Google, bem como pelas principais marcas e fabricantes Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.