Android 12 ainda longe de ser a versão do sistema operativo mais utilizada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google revelou recentemente os números de adoção das versões do Android ainda existentes no mercado. Os mais recentes dados colocam finalmente o Android 12 na tabela, mas ainda longe de ser a versão dominante.

Ainda que o seu sucessor Android 13 esteja a semanas de ser lançado, continuamos a assistir ao principal problema que atormenta o universo Android. A fragmentação não desapareceu apesar dos esforços da Google para tentar amenizar o fenómeno.

Android 12 surge apenas na quarta posição dos mais utilizados no mundo

A Google interrompeu o seu hábito de revelar mensalmente os números de adoção do Android. Contudo, essa informação continua a ser disponibilizada ocasionalmente através da plataforma Android Studio.

Android Studio

Os números sobre os quais agora nos debruçamos foram disponibilizados no início de agosto e são o retrato mais atual da adoção do Android em todo o mundo. Com efeito, ficamos a saber que o Android 12 detém apenas 13,3% do mercado.

Estes valores colocam esta versão do sistema operativo na quarta posição dos mais utilizados. Um fenómeno que se repete ano após ano e espelha a dificuldade existente para que a mais recente versão do Android seja a mais comum nos smartphones dos utilizadores.

Esta é a primeira vez que o Android 12 vigora nos números oficiais divulgados pela Google. Os dados revelados em maio não contemplavam esta versão do sistema operativo, embora as estimativas há data apontassem para uma quota de 6,6%.

Ao contrário da Apple, a Google não controla totalmente os processos de atualização do Android para os seus utilizadores. São as marcas as responsáveis por essa logística e nem sempre são céleres na distribuição do software para os clientes.

Android 11 surge em primeiro lugar da tabela

Em primeiro lugar da tabela divulgada pela Google surge o Android 11 com uma quota de mercado cifrada nos 27%. Apesar de contar já com dois anos de existência, esta versão cresceu mesmo nos últimos três meses.

Em segundo lugar, surge o Android 10 com 22,3% de quota de mercado. A seguir temos ainda o Android 9 a marcar presença em 14,5% de todos os smartphones do mundo com o sistema operativo da Google.

A título de curiosidade, o velhinho Android 4.3 Jelly Bean ainda vigora nos quadros de distribuição da Google com uma quota de mercado de 0,3%. Relembro que esta versão foi lançada em junho de 2012, mas parece que ainda há quem a utilize atualmente.

Uma última nota para relembrar que a versão final do Android 13 deverá chegar ao mercado nas próximas semanas. Ainda assim, a julgar pelo histórico, só daqui a um ano é que aparecerá nas quotas oficiais da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.