A Google já disponibilizou a atualização de sistema Android 13 para os seus smartphones Google Pixel. Entretanto, a mesma atualização chega a várias fabricantes como a ASUS, HMD Global (Nokia), iQOO, Motorola, OPPO, Realme, Samsung, SHARP, Tecno, Vivo, bem como a Xiaomi. Aliás, esta última também já disponibilizou a mais recente versão beta para alguns modelos.
Em causa está a mais recente versão de testes da MIUI 13 (beta) para os smartphones topo de gama atualmente disponíveis em Portugal desta fabricante chinesa. Ou seja, para os modelos de smartphone Xiaomi 12 e para o Xiaomi 12 Pro. Em ambos os casos os utilizadores podem já registar-se na plataforma criada par ao efeito e testar as novidades da Google e da Xiaomi.
Boas notícias para os utilizadores dos smartphones Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro
Esta ação de distribuição e teste entrega de momento a interface MIUI 13, versão atual, baseada no Android 13 da Google. Destina-se aos modelos de smartphone Xiaomi 12 Pro (global) e Xiaomi 12 (global) com distribuição via OTA (over the air).
Os utilizadores que pretendam aderir ao programa de testes poderão fazê-lo através da página dedicada. Aí encontrarão o formulário de inscrição, bem como as informações detalhadas sobre a distribuição das novidades.
A Xiaomi faz saber que todas as inscrições serão verificadas, existindo atualmente 200 vagas para a primeira ronda de testes com o novo software. Há, contudo, a advertência para instabilidade, bugs e outros erros gerais, algo comum nestas fases.
Android 13 é a mais recente versão do sistema operativo da Google
Por fim, a própria Xiaomi na publicação dedicada adverte para a possibilidade de, em caso de erro ou alguma falha no software, os smartphones terem que ser reparados no centro local de reparação e assistência técnica da marca. Em Portugal, será qualquer loja oficial Xiaomi Store, por exemplo.
Em suma, esta é uma ótima iniciativa da Xiaomi com o intuito de testar e agilizar uma futura distribuição alargada da atualização para o Android 13. Note-se, porém, que para a maioria dos utilizadores ainda estaremos a meses de distância da chegada do software oficial pelo canal geral (estável).
Veja-se também, a pífia distribuição da versão anterior, o Android 12, tal como demos a conhecer na 4gnews. Há muito trabalho a ser feito pela Google, bem como pelas principais marcas e fabricantes Android.
Editores 4gnews recomendam: