A Xiaomi pode introduzir a Ilha Dinâmica dos Apple iPhone 14 Pro na sua MIUI. Esta já não é a primeira instância em que tal possibilidade é avançada, mas vemos agora mais indícios a apontar nesse sentido, o da integração desta novidade do iOS 16.
Tendo estreado a 7 de setembro com a geração Apple iPhone 14 Pro, esta é a nova face do notch que, de empecilho, passo a função cobiçada e copiada (em breve) pelas fabricantes Android. Entre estas, apontamos já a Xiaomi e a sua MIUI, com provas dadas no Redmi K60, modelo exclusivo da China.
Acima vemos aquela que será uma das primeiras imitações da função num smartphone Android, já divulgada pela 4gnews em ocasião anterior. Porém, esta foi apenas a primeira cópia da Ilha Dinâmica, aparentemente funcional, de modo similar ao que ocorre atualmente nos iPhone 14 Pro.
Após termos visto as primeiras imagens, supostamente de um smartphone Xiaomi ainda em desenvolvimento, com esta nova implementação no topo do ecrã, temos agora várias novas informações a apontar no mesmo sentido. Aliás, não será apenas a Xiaomi a adotar esta função do iOS 16, como também a Realme e, muito provavelmente, outras fabricantes Android.
Muito em breve teremos a Ilha Dinâmica em vários smartphones Android
Entretanto, vimos também alguns programadores e utilizadores a mostrarem entusiasmo com a chegada desta função a um dos próximos smartphones Xiaomi, o Redmi K60. Note-se que este modelo será exclusivo da China, e apelidado de Redmi Note para o mercado global, possivelmente, Redmi Note 12.
De acordo com as fugas de informação, Lu Weibing, o responsável máximo pela Redmi, terá questionado os seus seguidores na rede social chinesa Weibo sobre a necessidade / vontade de ter esta função nos seus dispositivos.
A resposta da maioria terá sido positiva, pelo que este será um curso de ação a seguir pela Xiaomi.
Importa notar que a próxima gama Xiaomi Redmi K60 deve incluir pelo menos um "topo de gama" com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm.
Também a Realme adotará a função dos iPhone 14 Pro
Publicação similar terá sido feita pela Realme, mas mantendo, inclusive, a nomenclatura de "Ilha" usada pela Apple. Ao que tudo indica, a fabricante chinesa detida pela OPPO optará por uma nova ilha, redonda, ao redor do orifício para a câmara fotográfica frontal, dotada, possivelmente, de novas funções.
De acordo com novas informações, a Xiaomi não confirmou a integração desta função na série Redmi K60. Porém, admitiu ter considerado o assunto. Ou seja, não descartou tal hipótese, pelo que a mesma se mantém como (forte) possibilidade.
Em suma, consideramos extremamente provável a presença desta função, ou de uma implementação similar, na próxima geração de smartphones Android a chegar em 2022.
Perante a influência dos Apple iPhone junto dos consumidores, tal adoção faz apenas sentido. Esperemos, contudo, que traga reais vantagens para o utilizador e para a forma como usamos e tiramos partido dos nossos dispositivos móveis no quotidiano.
Editores 4gnews recomendam: