Xiaomi desvenda a Tecnologia Loop LiquidCool para smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

À medida que os smartphones ficam mais poderosos, graças a novas gerações de processadores e componentes integrados, torna-se necessário dissipar o calor gerado durante a operação. Esta energia libertada sob a forma de calor é um produto de uma reação de transferência de energia longe de eficiente e pode ter efeitos adversos nos nossos dispositivos móveis.

Assim sendo, para manter os produtos em ótimas condições de operação, a Xiaomi dá a conhecer a tecnologia LiquidCool. Já presente em vários dos seus dispositivos, a implementação tem sido alvo de melhorias constantes. Aliás, a mais recente das quais é apelidada de Tecnologia Loop LiquidCool pela empresa de Lei Jun.

Tecnologia Loop LiquidCool é o state of the art na dissipação de calor

Today, Xiaomi introduces the next generation of smartphone cooling tech—Loop LiquidCool. This new tech separates hot air and cooling liquid circulations while preventing backwards heat flow. pic.twitter.com/szDRf0O0WZ

— leijun (@leijun) 5 de novembro de 2021

Promete o dobro da capacidade de refrigeração face às soluções convencionais e gerações anteriores como a que acima recordamos, em vídeo e tweet. O melhor de tudo? A sua produção em massa prevista para o segundo semestre deste ano, devendo assim integrar os produtos lançados a partir de 2023.

O novo patamar de arrefecimento da Xiaomi foi inspirado nas soluções de arrefecimento utilizadas na indústria aeroespacial. Assim, a Tecnologia Loop LiquidCool utiliza um efeito capilar que atrai o agente refrigerante líquido para a fonte de calor. Em seguida vaporiza, e depois dispersa o calor eficientemente para uma área mais fria. Isto até o agente condensar e ser capturado através de um canal unidirecional de circuito fechado.

Em comparação com as soluções convencionais de câmaras de vapor, esta nova tecnologia tem o dobro das capacidades de refrigeração. Desse modo, classifica-se como a solução mais eficiente de refrigeração para smartphones.

É a solução mais eficiente de refrigeração para smartphones Xiaomi

Tecnologia LiquidCool Xiaomi

Esta nova tecnologia apresenta um sistema de tubos de calor que é composto por um evaporador, um condensador e uma câmara de recarga. Isto bem como por tubos de gás e líquidos.

Colocado em fontes de calor, o evaporador tem um refrigerante que evapora (para um gás) quando o smartphone está sob grande carga de trabalho. O fluxo de gás e ar é então difundido para o condensador, onde o gás se condensa novamente em líquido.

Estes líquidos são absorvidos e recolhidos por minúsculas fibras na câmara de recarga – que reabastece o evaporador, tornando-o num sistema autossustentável.

Embora esta nova tecnologia utilize o mesmo método que o arrefecimento por líquido VC (vapor cooling), existe uma diferença significativa na eficiência. Como os sistemas VC convencionais não têm canais separados para gases e líquidos, o gás quente e os líquidos frios misturam-se e obstruem-se mutuamente, sobretudo com elevadas cargas de trabalho.

A bomba em forma de anel apresenta um desenho especial na tubagem de gás, o que reduz significativamente a resistência à passagem do ar em 30%. Ao permitir um fluxo de vapor mais suave, a capacidade máxima de transferência de calor é aumentada em até 100%.

A circulação unidirecional é a chave para a dissipação de calor

Para assegurar uma circulação unidirecional de alta eficiência, a implementação de uma estrutura de válvula Tesla dentro da câmara de recarga é crucial.

Uma válvula Tesla é uma válvula unidirecional que permite a passagem do líquido através do evaporador. Isto ao mesmo tempo que bloqueia o movimento dos gases na direção incorreta. Assim, permite uma maior eficiência na circulação de gás/líquido em todo o sistema.

Xiaomi
Válvula Tesla implementada no sistema de arrefecimento da Xiaomi.

Por exemplo, num Xiaomi MIX 4 personalizado, a câmara de vapor original foi substituída por uma nova solução de Tecnologia Loop LiquidCool. Durante um teste de 30 minutos com o jogo Genshin Impact executado a 60fps, este impressionante sistema de arrefecimento manteve o dispositivo abaixo de uma temperatura máxima de 47.7℃ e o processador 8.6℃ mais baixo do que a versão padrão.

Em suma, graças à circulação unidirecional, à separação gás-líquido e aos tubos de gás de baixa resistência ao calor da válvula Tesla, o fator de forma flexível permite também adotar e integrar a Tecnologia Loop LiquidCool em qualquer tipo de desenho interno. Por exemplo, um circuito em formato de quadrado permitirá mais espaço para a bateria, módulo da câmara e muito mais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.