Xiaomi deixa 5 smartphones populares sem atualizações da MIUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A terceira maior fabricante mundial de smartphones do mundo, a Xiaomi, voltou a atualizar a sua lista de dispositivos móveis sem suporte para novas versões de software. Esta é a lista onde nenhum utilizador quer ver o seu modelo de telemóvel, mas que eventualmente chegará para todo e qualquer produto.

Agora, temos cinco novos smartphones Xiaomi e POCO, relativamente populares também em Portugal, cujos dias áureos chegaram ao fim, bem como as atualizações. Para estes modelos da empresa liderada por Lei Jun é o fim da linha, deixando de receber atualizações da MIUI, nem novas versões do sistema operativo Android.

Fim da linha para cinco modelos de smartphones Xiaomi

A última atualização da lista de dispositivos sem suporte oficial teve lugar a 26 de dezembro, dando-se a adição de cinco modelos das marcas Redmi e POCO. Ou seja, dois smartphones relativamente acessíveis e populares que ficarão privados de novas atualizações.

Caso tenham interesse, podem confirmar esta decisão publicada pela Xiaomi no seu Centro de Segurança. Aí, no final da lista, temos cinco novos modelos, a saber:

  1. POCO X2
  2. Redmi K30
  3. Redmi K30 5G
  4. Redmi 8
  5. Redmi 8A

Tal como informa a própria marca, estes dispositivos fazem parte da lista que não receberá novas atualizações de software, nem novas atualizações de segurança. De igual modo, não informam se estes modelos receberão correções de emergência caso sejam detetadas lacunas de segurança suficientemente graves daqui em diante.

Os modelos têm já alguns anos de mercado e, apesar de se manterem funcionais, é apenas normal que sejam gradualmente acometidos a esta lista.

Modelos Redmi e POCO sem novidades de software

Por fim, importa destacar que, desta lista, o único smartphone dos cinco modelos que razoavelmente contava com a MIUI 13 era o POCO X2. Porém, permanecerá assim com a MIUI 12.5 até ao final dos seus dias, sem mais atualizações oficiais.

Em todo o caso, continua a ser possível recorrer a software de terceiros. Isto é, firmware não oficial, criado por programadores para dar nova vida a estes equipamentos. Tome-se o exemplo das ROM's personalizadas ou Custom ROMs.

🪩 Change themes💁‍♀️Add or remove widgets💫Adjust transition effectsAll can be done quickly with the shortcut feature by long pressing your home screen! Try it out.😉#miui #Xiaomi #transitioneffects #widgets #theme pic.twitter.com/vXgTXlXVKm

— MIUI (@miuirom) 20 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.