Xiaomi CyberOne é a resposta da marca ao robot humanoide da Tesla

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi surpreendeu tudo e todos hoje com a apresentação do seu primeiro robot humanoide. Chama-se CyberOne e assim que foi visto em palco relembrou-nos a todos do produto semelhante que a Tesla desvendou há alguns meses.

Este é o mais recente fruto da divisão de robótica da Xiaomi, após a revelação do CyberDog há um ano. Trata-se de um produto com muito para ser trabalhado, mas atesta que os robot´s humanoides podem estar mais perto do nosso quotidiano do que imaginávamos.

Xiaomi CyberOne é o primeiro robot com aparência humana apresentado pela chinesa

Num vídeo de clara superação, a Xiaomi revelou aquela que seria a maior surpresa do seu mais recente evento. O Xiaomi CyberOne é um dos mais arrojados projetos da tecnológica chinesa e está claramente ainda em "fase de desenvolvimento".

Devido a esse estatuto, há ainda muita coisa por esclarecer acerca do CyberOne. Contudo, a Xiaomi mostrou-nos que a sua divisão de robótica tem estado bastante ocupada nos últimos meses e que em breve poderá colocar no mercado um produto deste género.

Xiaomi CyberOne

Além da sua aparência, o Xiaomi CyberOne conta com uma estrutura física bastante similar a um humano. Com efeito, este robot tem 1,77 metros de altura, pesa 52 kg e foi-lhe ainda atribuído o signo do zodíaco Leão.

O seu andar ainda desajeitado comprova o estado embrionário deste projeto, mas também a independência face ao ser humano que ele já tem. O CyberOne entrou sozinho em palco, ofereceu uma flor a Lei Jun, CEO da Xiaomi, e ainda tirou uma selfie com o executivo.

Xiaomi CyberOne

Lei Jun referiu que o CyberOne consegue mapear o mundo em 3D e também conseguirá identificar até 45 emoções humanas como alegria, tristeza e outras. Este robot será igualmente capaz de identificar indivíduos, gestos e expressões faciais.

Inteligência Artificial é a palavra-chave no desenvolvimento do CybeOne

Como não poderia deixar de ser, a Inteligência Artificial foi e continua a ser a chave para o desenvolvimento do Xiaomi CyberOne. Foram vários os algoritmos referidos por Lei Jun em palco que possibilitam a este robot humanoide realizar todas as tarefas que a tecnológica enumerou em palco.

A cabeça deste robot é constituída por vários ecrãs OLED que poderão ser utilizados para mostrar vários conteúdos em tempo real. Será um apoio importantíssimo quando a linguagem verbal não for suficiente para a comunicação entre o CyberOne e o humano.

O CyberOne poderá responder, em tempo real, a comandos dados pelo humano ou simplesmente movimentar objetos. Para garantir a integridade deste robot, a Xiaomi limitou-o ao transporte de pequenos objetos com até 1,5 kg em cada mão.

Xiaomi CyberOne

Os seus membros superiores operam com uma precisão de até 1 Nm. Já o seu motor principal, localizado na zona do quadril deste robot, conta com binário de 300 Nm.

Disponibilidade no mercado ainda é uma incerteza

Apesar da sua demonstração hoje em palco, a Xiaomi ainda não se compromete com uma comercialização generalizada do produto. A empresa sublinha que o CyberOne é a primeira versão de um conceito que está a dar os primeiros passos no mercado.

Aliás, Lei Jun referiu que a produção de um exemplar do Xiaomi CyberOne oscila entre os 86 mil e os 100 mil euros. Perante estes valores, é seguro afirmar que ainda demorará bastante tempo até que este seja um produto acessível às massas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.