Xiaomi CyberDog é o animal de estimação robótico que ninguém esperava

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O evento de hoje da Xiaomi foi protagonizado pela apresentação do Mi MIX 4 e dos Mi Pad 5, mas a tecnológica reservou uma surpresa para os seus fãs. Bem perto do final desta apresentação foi-nos introduzido o CyberDog.

Tal como o nome indica, trata-se de um quadrúpede robotizado, com aparência canina, mas sem descurar o aspeto futurista. Ideal para quem desejar um "animal de estimação tecnológico".

Xiaomi CyberDog

Xiaomi CyberDog é um animal de estimação em jeito de gadget futurista

A Xiaomi não é a primeira a lançar-se no mundo dos robots com aspeto de cão. Várias outras empresas desenvolveram e lançaram produtos semelhantes, sendo alguns deles utilizados mesmo por instituições médicas ou militares.

Já propósito do CyberDog da Xiaomi é, para já, um mistério. A empresa chinesa descreveu-o como uma máquina de código aberto com "possibilidades inéditas". Serão lançados apenas mil exemplares, dirigidas aos Mi Fãs, engenheiros e entusiastas da robótica.

A sua aparência de animal de estimação não vem ao acaso, visto que o CyberDog consegue responder a comandos de voz. Dotado de vários sensores e câmaras, este robot pode mesmo seguir o seu dono ou realizar backflips.

Xiaomi CyberDog

"CyberDog pode analisar os seus arredores em tempo real, criar mapas de navegação, traçar o seu destino e evitar obstáculos. Juntamente com a postura humana e o reconhecimento facial, o CyberDog consegue seguir o seu dono e contornar obstáculos."

O CyberDog vem equipado com a plataforma de Inteligência Artificial Nvidia Jetson Xavier, GPS, sensores de toque, lente de olho de peixe grande angular e câmaras de profundidade RealSense D450 da Intel. Um conjunto de componentes que lhe permite navegar de forma semi-autónoma.

A Xiaomi colocou no seu robot de quatro patas uma entrada USB-C e uma HDMI para que, nas suas palavras, seja possível modificar o hardware. Aliás, ela sugere a possibilidade para a adição de câmaras LiDAR ou câmaras panorâmicas ao CyberDog.

O Xiaomi CyberDog terá um custo equivalente a 1315 €, fazendo dele um brinquedo dispendioso. Nada foi referido relativamente a uma disponibilidade global, mas isso é algo improvável.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.