A Xiaomi alcançou 166% no seu crowdfunding para um cofre inteligente. Ou seja, o produto será fabricado em breve por um preço a rondar os 52€.
Ainda que o valor seja para a China, acredita-se que o valor para mercados internacionais não seja muito mais alto. O único problema será mesmo os portes de um produto destes. Visto que ele não é propriamente leve as transportadores poderão cobrar um pouco mais pelo "gadget".
Ainda assim, acredito plenamente que valerá o investimento. Este novo cofre inteligente da Xiaomi é feito em parceria com uma empresa CRMCR e mostra-se um produto único em muitos aspetos.
Cofre da Xiaomi é inteligente e seguro
Do lado da CRMCR temos a construção do cofre em si. Uma peça em metal totalmente unibody. A porta tem segurança extra e os parafusos são interiores e lacrados. O cofre oferece à mesma o PIN de entrada de são 6 dígitos. Temos também um cofre compacto. A medida da caixa forte é de 30cmx30cmx40cm. Isto é, compacto. Algo idêntico aos que podemos ver nos hotéis. Por fim, o cofre é resistente à água, ao fogo e ao choque.
A Xiaomi entra na parte da inteligência. O cofre inteligente terá acesso a uma aplicação que te permite desbloquear o cofre com o smartphone.
O cofre tem também medidas de segurança e será notificado se alguém estiver a tentar abrir a caixa forte. Em suma, se por algum motivo souberem o código, lá dentro terás uma câmara onde poderás filmar o processo de roubo e mais tarde contactar as autoridades.
Contudo, este serviço não é propriamente perfeito. Tal como muitos outros serviços de segurança, o cofre conecta-se ao Wi-Fi.
Ou seja, se o ladrão tiver conhecimento daquilo que lá está instalado só tem de cortar o sinal. Uma das outras soluções (que aconselho) é teres uma rede de internet só e apenas para a tua segurança e que não esteja propriamente "em tua casa".
Dessa forma conseguirás ter a certeza que um corte de luz não fará com que o teu sistema vá abaixo.
Ainda não há locais online que vendam o cofre da Xiaomi, porém, posso-te garantir que andarei atento. Dá sempre jeito ter um destes.
Editores 4gnews recomendam: