Apps de conteúdo adulto não foram detetadas pela Apple

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Há uns dias falámos em como a Apple "apanhou" o Facebook e o Google a quebrar acordos de distribuição. As empresas aproveitaram para distribuir aplicações internas a consumidores.

Contudo, parece que a ameaça continua. Recentemente foram descobertas mais de 20 aplicações bastante inapropriadas que entraram na App Store "às escondidas".

Estas aplicações contém conteúdo pornográfico, que é expressamente proibido. Além disso também algumas aplicações de jogos de azar. Embora essas sejam permitidas, são vigiadas de perto.

Desenvolvedores maliciosos aproveitaram o programa da Apple para explorar o sistema

A Apple mantém o chamado programa corporativo ou "enterprise program". Este é o programa de desenvolvimento da Apple onde programadores podem então criar aplicações. Contudo isto constitui um problema porque a empresa de Cupertino permite acesso aos seus dispositivos fora da App Store.

Isto significa que caso alguém desenvolva uma aplicação, pode instalá-la nos iPhone, por exemplo. Além disso, vai ignorar completamente as restrições da App Store, visto que é uma aplicação de fora.

Em primeiro lugar isto é tremenda falha por parte da Apple. A empresa precisa de seriamente rever as suas políticas de desenvolvimento se quer evitar escândalos. Conforme mencionado acima, o Google e Facebook foram castigados por dar à volta ao sistema, embora não com apps inapropriadas.

Entretanto a Apple retirou todas as aplicações impróprias e fez uma declaração sobre a situação. A empresa de Cupertino afirmou que quem abusar do programa será completamente cortado do programa de desenvolvimento.

Em suma, este é um assunto que a Apple tem que se despachar a resolver. A possibilidade de distribuir aplicações internamente sem a App Store continua a ser uma necessidade, é óbvio. Todavia, tem de haver um controlo mais rígido para evitar estas situações.

Editores 4gnews recomendam:

Apple Watch ajuda mulher a descobrir doença cardíaca

Google Chrome tem 14 novos temas, incluíndo ‘Dark Mode’

Xiaomi Mi 9: Imagens reais do próximo topo de gama

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.