A Xiaomi lançou em 2020 a sua "caixa mágica" Mi Box com suporte para a resolução 4K, uma solução popular, competente e muito acessível para tornar qualquer televisor numa Smart TV. Agora, volvidos cerca de dois anos, temos a confirmação da Xiaomi Box 4K (2nd gen).
Em causa está a Mi Box 4K de 2.ª geração com caraterísticas reforçadas, mas a mesma resolução Ultra-HD ou 4K. Mais concretamente, com temos o registo de certificação da Xiaomi Box 4K (2nd gen) na entidade reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC).
Xiaomi Box 4K (2.ºgen) chega em breve para substituir a Mi Box 4K
A certificação da FCC sinaliza não só a existência deste produto Xiaomi, como também as intenções da fabricante chinesa em disponibilizar o mesmo globalmente. Mais concretamente, temos um novo gadget Xiaomi com o número de modelo MDZ-28-AA.
Estas informações foram também avançadas pela publicação googlechromecast com base na certificação emanada do órgão norte-americano supracitado, a FCC. Em seguida podemos ver uma das páginas do registo em questão.
Face ao exposto, podemos constatar que a Xiaomi Box 4K (2.ºgen) terá uma aparência muito similar à atual Mi Box 4K, de formato quadrangular. Terá arestas ligeiramente arredondadas e formato prismático, de perfil reduzido, mais uma vez, tal como a atual.
Ademais, este formato para o produto não está muito distinto da mais recente Apple TV 4K, bem como o respetivo comando de controlo remoto. Assim sendo, as principais alterações e melhorias estarão no interior do produto propriamente dito.
Mais conetividades e opções de controlo na Xiaomi Box 4K (2.ºgen)
Atualmente disponível, em Portugal, nas lojas Xiaomi Store desde 69,99 €, este produto conta com Chromecast integrado, além da plataforma Android TV. Temos também um controlo remoto com tecla de acesso direto à Assistente Google e respetivo microfone.
As opções de conetividade Wi-Fi 802.11a,Wi-Fi 5 (802.11ac),802.11b,802.11g,Wi-Fi 4 (802.11n), Bluetooth 4.2 e HDMI 2.0 devem agora ser melhoradas com os mais recentes padrões. Para além disso, também as especificações internas devem apresentar melhorias com mais memória interna e processador mais ágil.
Plataforma: Android TV
Resolução: 4K em HDR
Armazenamento: 8 GB
Controlo remoto: sim
Extras: Assistente Google
Portanto, e apesar de a resolução 4K não dever sofrer alterações na Xiaomi Box 4K (2.ºgen), há efetivamente margem para melhoria na próxima geração. De momento, contudo, não há mais detalhes conhecidos sobre o produto.
Por fim, o novo produto deve chegar com vários acessórios na caixa, desde o controlo remoto, um adaptador de corrente a 5W (5V - 1A), além das respetivas pilhas e guias de iniciação rápida na caixa.
Editores 4gnews recomendam: