WhatsApp ouve utilizadores e prepara versão para tablets Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em breve poderão utilizar os serviços do WhatsApp também nos tablets Android e iOS (iPadOS). Esta possibilidade tem sido requerida repetidamente pelos utilizadores da app de mensagens mais popular do mundo, já disponível para Android, iOS e PC, por exemplo.

Até ao momento, contudo, a plataforma de mensagens do grupo Meta (ex-Facebook) já havia dado indícios de trabalhos encetados nesse sentido. Todavia, só agora vemos a primeira imagem, e evidência clara, de que tal benesse está a caminho dos tablets.

Usar o WhatsApp a partir do tablet Android ou iPad será uma realidade

after @WABetaInfo's tweet, installed WhatsApp on my Oppo Pad and got the option to link the tab to my phone, i.e add existing account via the multi-device featureeasy and fast login process. also, an option to log out in the account settings. pic.twitter.com/zFREQ9LRQG

— Anmol Sachdeva (@_bournesach) 23 de setembro de 2022

Em primeiro lugar, esta funcionalidade está, de momento, em fase de testes, disponível apenas para os utilizadores inscritos no programa beta (de testes). Mais ainda, importa frisar que a sua descoberta foi feita pela publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios e novidades desta plataforma de comunicações instantâneas.

Fiel à verdade, o WhatsApp para tablets foi avistado primeiramente na versão 2.22.21.5 e 2.22.21.6 da app de mensagens para Android. A sua utilização é, note-se, bastante simples. Na prática, bastando adicionar o tablet como novo dispositivo associado.

Bastará associar o tablet ao smartphone para termos acesso ao WhatsApp

WhatsApp Android
Versão do WhatsApp funcional num tablet Android. Crédito: WABetaInfo

Note-se que já em maio último noticiamos a possibilidade de o WhatsApp ser utilizado nos tablets como parte do novo modo "Multi-dispositivo". Algo que, entretanto, continuou a ser desenvolvido pela plataforma e que agora se mostra mais maduro e utilizável.

Tal como refere a própria fonte, de momento é possível associar um tablet ao smartphone que tenha o número de telefone, o equipamento principal. Assim sendo, temos acesso às funcionalidades de comunicação da plataforma neste novo suporte.

Código QR apresentado pelo tablet a ser lido pelo smartphone principal

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.21.6: what's new?WhatsApp is releasing a version of the companion mode that makes it possible to link an Android tablet to an existing WhatsApp account!https://t.co/HM1LE6hZoP pic.twitter.com/abSjuoVcMZ

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 22 de setembro de 2022

Importa frisar, mais uma vez, que esta opção está disponível apenas nas versões de teste, e de momento apenas para tablets Android. Porém, é certo que esta mesma possibilidade também chegará ao mundo Apple e respetivos Apple iPad (iPadOS).

Em suma, a forma de associar um tablet será idêntica, senão mesmo igual à que utilizamos atualmente para aceder à versão Web da plataforma, através do PC. Poderemos assim, finalmente, responder às mensagens do WhatsApp também através do tablet.

Sintetizando, bastará ler o código QR, apresentado no tablet, com o dispositivo (smartphone) principal e assim conceder acesso ao novo equipamento. Agora, resta-nos aguardar pela sua disponibilização geral para Android e iOS (iPadOS).

Atualizações de Status com clips de voz também chegará ao WhatsApp para Android

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.21.5: what's new?WhatsApp is working on voice status updates, for a future update of the app!https://t.co/quvu57cS4c pic.twitter.com/bKjjFFWd9L

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 21 de setembro de 2022

Há mais novidades a serem preparadas pelo WhatsApp como, por exemplo, a possibilidade de colocar clips de áudio nas atualizações de Estado, ou Status.

Note-se também que esta opção está de momento disponível apenas para os utilizadores Beta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.