A Xiaomi deu a conhecer o seu ambicioso computador portátil híbrido 2-em-1 no início desta semana em plena cidade das luzes. Agora, ficamos a conhecer os primeiros testes e resultados de benchmarks ao Xiaomi Book S 12.4" e respetivo processador Snapdragon 8cx Gen 2 da Qualcomm.
Importa frisar que estes testes foram efetuados na plataforma Geekbench, mas que de qualquer modo nem sempre os testes sintéticos se traduzem, necessariamente, no desempenho no mundo real. Não obstante, são bons indicadores daquilo que podemos razoavelmente esperar de um equipamento tecnológico.
Este é o desempenho do híbrido da Xiaomi na Geekbench
Em primeiro lugar o novo híbrido Xiaomi Book S 12.4″ usa o processador Snapdragon 8cx Gen 2 com litografia de 7 nm. É um SoC recente (ARM), criado para ser aplicado em dispositivos móveis focados no trabalho, produtividade e portabilidade.
Atentando na pontuação vemos 760 pontos nos testes single core score, bem como um total de 3072 pontos na avaliação multi core score. Este será, a partir de então, o nosso valor de referência, tal como apontou primeiramente a publicação Xiaomiui.
Em seguida, podemos assim comparar estes resultados com os obtidos por outros equipamentos tecnológicos igualmente equipados com o chipset Snapdragon 8cx Gen 2. Assim, é nos possível ter uma visão geral dos resultados possíveis com este processador Qualcomm.
O processador Snapdragon 8cx Gen 2 é usado em vários equipamentos
Face ao exposto, com a tabela de pontuações colocada supra, podemos constatar que o produto Xiaomi está a par dos demais equipamentos com este mesmo "coração". Ou seja, os resultados estão muito próximos uns dos outros, ainda que em alguns casos os testes multi core superem a fasquia dos 3 000 pontos. Tal não é o caso do novo híbrido Xiaomi Book S 12.4″.
Não é competição para o processador M1 da Apple
O processador Apple M1, apresentado em 2020, está presente, por exemplo, no tablet Apple iPad Pro na sua configuração de topo, focado também no trabalho e produtividade. Portanto, poderíamos questionar como se compararia o novo Xiaomi Book S 12.4″ com o seu processador Snapdragon 8cx Gen 2 face ao "coração" da Apple.
Todavia, os resultados não estão minimamente a par, com o processador da Apple a apresentar um desempenho largamente superior ao chipset da Qualcomm. Em suma, a Qualcomm tem um longo caminho até conseguir entregar um processador ARM comparável aos chipsets da Apple.
Por fim, caso queiram conhecer melhor o híbrido da Xiaomi e as ofertas de lançamento em Portugal, podem fazê-lo no artigo 4gnews dedicado. Aí terão todos os detalhes.
Editores 4gnews recomendam: