A Countertpoint Research já revelou os dados relativos ao mercado de smartphones na Europa durante o terceiro trimestre de 2021. Havia grande expectativa para perceber como seria o crescimento da Xiaomi, e se esta conseguiria ameaçar a liderança da Samsung. O crescimento é real, mas a Samsung ainda comanda.
A tabela abaixo mostra uma Samsung líder, com 30,4% de quota de mercado. Mas essa liderança encurta para os dois principais concorrentes - Xiaomi e Apple. Isto porque há um ano tinha 35,8%, tendo registado perdas de 16%.
Xiaomi tem 23,6% de quota de mercado na Europa. Segue-se a Apple com 22,1%
Como seria de esperar, a Xiaomi regista um crescimento de 51% face há um ano. No terceiro trimestre de 2020 regista 15,5% de quota de mercado, tendo agora 23,6%. Este crescimento só não é superior devido à escassez de componentes.
O pódio fecha com a Apple que há um ano tinha 17,6% de quota de mercado, e agora tem 22,1%. A fabricante de Cupertino regista uma subida de 24% face há um ano, e de 5% face ao trimestre anterior.
Quem também aparece destacada nesta lista é a Oppo. Esta regista agora 10,1% de quota de mercado na Europa, quando há um ano tinha apenas 4,7%. Desta forma, deu-se um crescimento de 112%.
Huawei e Honor quase desaparecem do TOP 10 na Europa
Tanto a Honor como a Huawei deram quedas colossais no espaço de um ano. Se há um ano a Huawei ainda tinha 8,1% de quota de mercado, agora dispõe apenas de 0,5%. Já a Honor tem os mesmos 0,5%, quando há um ano tinha 4,8%. Veremos como será o renascer da Honor na Europa, depois de em outubro ter lançado um smartphone com serviços Google.
Uma nota importante é que os números da Xiaomi contemplam também vendas da Redmi e da POCO. Os números da Oppo contemplam também a OnePlus.
Editores 4gnews recomendam: