Xiaomi Amazfit: Como trocar firmware do Smartwatch para Inglês [Tutorial]

David Ventura

Em Agosto vimos pela primeira vez o lançamento smartwatch Xiaomi Amazfit. Este equipamento foi feito em colaboração com a subsidiária, a empresa Huami, e têm despertado o interesse de muitas pessoas.

Vê também: Relógio inteligente da Nokia chega já no dia 26 de Fevereiro

O mercado dos smartwatches ainda tem um longo caminho a percorrer até se tornarem numa opção viável aos relógios tradicionais, minha opinião, claro. No entanto, existem equipamentos que despertam a atenção de muitas pessoas, a nível das características, e do preço, principalmente!

É o caso deste smartwatch Xiaomi Amazfit. Um equipamento elegante, vocacionado para a prática de desporto, mas que sem dúvida tem utilidade para o dia-a-dia. Como principal característica está o facto de ter GPS embutido nele.

O que faz o consumidor não optar pela compra deste equipamento é o facto de ele estar completamente na língua Chinesa. Existe já uma opção em inglês, mas tens que dar 50 euros a mais no ato da compra.

Se és daqueles que tem um orçamento apertado ou já compraste o Xiaomi Amazfit e queres ter a opção de o colocares em Inglês, para uma maior utilização, este tutorial é para ti.

Através de uma publicação no site XDA, podemos ter acesso a um tutorial que modifica o firmware deste relógio e permite que a interface e a linguagem sejam colocadas em língua inglesa. Créditos ao Neuer_User do XDA pelo fantástico trabalho.

Antes de mais, deves sempre fazer um backup aos teus dados e atualizares o teu equipamento para a última versão do firmware. Neste caso, o firmware chinês (1.2.3 or 1.2.4b).

Requisitos

  1. Se nunca lidaste com o processo de flashar roms através de ADB e Fastboot então pede ajuda. Não te aventures sozinho!
  2. Tens de ter instalado o ADB minimal and Fastboot e os drivers universais, Koush, no teu computador. Verifica se está tudo funcional, antes de começares.

Disclaimer!

Antes de começarmos lembra-te que ao fazeres isto, vais perder todos os dados do teu smartwatch. Neste momento ainda não há forma de desbloquear um smartwatch que sofra brick ou softbrick, se algo correr mal durante o processo. Vais ficar sem a garantia do equipamento. Por último, não nos responsabilizamos sobre qualquer dano que o equipamento possa sofrer.

Tutorial

Faz o unzip dos ficheiros e segue os passos que estão nas instruções Faz o download do arquivo

Conecta o relógio ao teu PC Executa o Adb and Minimal Fastboot e vais escrever:

adb devices Se aparecer algo por baixo, letras e/ou números, tens o teu equipamento conectado em modo fastboot. Senão aparecer nada, não avances! O equipamento precisa de estar listado.

Vamos puxar os arquivos para da pasta para o relógio Escreve na consola:

adb push boot.img.gz /sdcard/ adb push system.img.gz /sdcard/ adb push flash_eng_version.sh /sdcard/ adb push md5s.txt /sdcard/

Faz reboot para entrares no bootloader

adb shell reboot bootloader

Assim que vires o logo do fastboot, executa o comando em baixo, para verificares que temos acesso fastboot.

fastboot devices

Deverás ver o teu equipamento lista, senão a instalação não foi correta no teu PC. Faz boot para a recovery temporária:

fastboot boot Amazfit-mod-recovery.img

Este comando vai terminar com uma mensagem a dizer "Falied". Não tenhas medo, pois é normal. É importante que vejas um triângulo e / ou a dizer "No comand" no relógio. Agora que estás na recovery, temos novamente que verificar se podemos entrar em ADB. Executa novamente o comando:

adb devices

Se não vires o teu relógio listado após teres executado o comando, tens de fazer um update aos drivers do windows adb (vê o inicio deste post). Se vires o teu equipamento listado, entra no adb, escrevendo o comando:

adb shell Deverás ver unicamente um "#" no terminal, significa que tens acesso root a 100%. Vamos mover os ficheiros para o cartãoSD. Executa o comando:

cd /data/media/0/ ls

Deverás ver os ficheiros no cartãoSD, incluindo aqueles que foram puxados antes Podes começar agora a flashar os ficheiros. Esta é a parte crítica! Depois disto não há como voltar atrás!

Se mudaste de ideias, simplesmente escreve na linha de comandos "reboot" Executa o comando para flashar:

sh flash_eng_version.sh

Se tudo tiver corrido bem, deverás ver as seguintes linhas de código:

# sh flash_eng_version.sh Validating images boot.img.gz: OK system.img.gz: OK Generating backup files Creating boot.img.bak 18432+0 records in 18432+0 records out 9437184 bytes (9.0MB) copied, 3.958210 seconds, 2.3MB/s Creating system.img.bak 1687552+0 records in 1687552+0 records out 864026624 bytes (824.0MB) copied, 1821.060340 seconds, 463.3KB/s Starting to flash now. DO NOT TURN OFF OR REMOVE THE USB CABLE! THIS WOULD BRICK YOUR WATCH!! Press Enter to continue or CTRL-C to stop! Flashing boot.img 2304+0 records in 2304+0 records out 9437184 bytes (9.0MB) copied, 2.075793 seconds, 4.3MB/s Flashing system.img 210944+0 records in 210944+0 records out 864026624 bytes (824.0MB) copied, 107.981352 seconds, 7.6MB/s Finished

Se tiveste alguma mensagem de erro durante o processo de flash, NÃO FAÇAS REBOOT! Analisa o que correu mal, e pede ajuda. Ainda podes repetir o processo de novo

Se tudo correu bem, então podes fazer reboot ao relógio

reboot

Depois deste processo, e se tudo correu bem, o relógio deverá estar agora com a língua Inglesa. Está traduzido o primeiro logo, a animação de boot, a interface do relógio e as aplicações

Se ficaste preso no logo durante o primeiro boot, então tens o teu equipamento bloqueado, ou seja está com brick!

Até agora este método converte completamente o relógio. Dado que se troca o boot e a imagem do sistema. Vai ficar inalterado os dados e o número de série do relógio.

Espero que tenha corrido tudo bem por esse lado!

Outros assuntos relevantes: