Xiaomi Air 12 Review | O computador portátil perfeito para portabilidade

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Xiaomi Air 12 não é propriamente o computador portátil mais recente do mercado, contudo, senti alguma curiosidade em perceber até que ponto um produto Xiaomi num setor novo poderia ou não ter relevância.

Este computador portátil com o nome de Xiaomi Air 12 foi o meu segundo computador durante um mês e depois uma utilização quase sempre diária, tenho pontos a referir sobre o gadget.

Vê ainda: Mi Mix 2 apontado agora para dia 11 ou 12 de setembro!

Um dos fatores que me levou seriamente a questionar a sua qualidade foi o seu preço. As especificações podem até não ser topo de gama, porém, o computador portátil tem um valor bem apelativo. (modelo de teste é o primeiro nos ícones abaixo)

Numa altura onde comprar tecnologia está cada vez mais caro, este Xiaomi Air 12 é uma lufada de ar fresco comparado a outros concorrentes no mercado. Numa loja física é basicamente impossível encontrar algo tão relevante quanto este computador.

Design e qualidade de construção

Xiaomi Air 12 Review | O computador portátil perfeito para portabilidade

O Xiaomi Air 12 é um dos computadores mais elegantes e bem construídos que já tive a oportunidade de testar. O portátil é todo ele construído em metal e o seu design minimalista dá-lhe um toque de classe. Abrir o computador é tão agradável quanto o ver numa mesa. Mais uma vez, a ideia minimalista volta a estar em força e a única menção da marca "Xiaomi" é o "Mi" logo abaixo do ecrã.

Impossível não comparar este Xiaomi Air 12 aos novos Macbook. O computador é tão bom no que toca à sua construção que posso admitir que não sentirás grandes diferenças na construção de ambos.

Ecrã do Xiaomi Air 12

Quando abres o computador pela primeira vez e ligas o ecrã, percebes de imediato que a tua compra foi bem feita. A tela de 12.5" polegadas com resolução Full HD embora IPS mostra-nos uma qualidade de saturação fenomenal. As cores são vivas e de qualidade. Os pretos são densos e os vermelhos intensos!

De referir que o ecrã não é táctil. Eu sei que muitos de vocês gostam de um computador portátil com um ecrã táctil, mas com um design destes seria uma pena sujar aquela bonita tela com dedadas gordurosas!

Na performance, vale a pena?

Lembra-te que este Xiaomi Air 12 não é feito para ter uma performance genial. O computador portátil não é feito para jogos e as suas especificações declaram isso mesmo. Claro que podes sempre instalar um jogo ou outro, porém, a compra deste gadget tem de ser feita a pensar na portabilidade e produtividade.

O computador aguenta bem com photoshop nas utilizações básicas e não terás problemas de correr meia dúzia de programas ao mesmo tempo. Todavia, aconselharia este portátul mais àqueles que normalmente vivem no trabalho online. Ou seja, guardar ficheiros online será a melhor forma de teres mais proveito. Com 128GB (este modelo) de memória interna com SSD, o computador não tem uma memória de armazenamento infinita.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 12.5″ polegadas IPS
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador Intel Core m3-6y30 a correr até 2.6Ghz (ou m3-7y30)
  • 4GB de memória RAM
  • 128/256GB SSD de armazenamento interno
  • Entrada USB
  • Entrada HDMI
  • Entrada 3.5
  • Entrada USB-C
  • Bateria de 5000 mAh
  • Windows 10 Home
  • Câmara frontal de 1MP

Teclado e Trackpad

O Xiaomi Air 12 é o computador perfeito para quem escreve bastante. O teclado é simplesmente perfeito. O "travel" é agradável e não precisas de andar com as mãos aos saltos para chegares a todas as pontas. As teclas são firmes e silenciosas o que torna a experiência premium e super agradável. Tem em conta que o layout é Inglês. Pessoalmente vivo assim há 5 anos sem problemas, porém, consigo entender se isso for impedimento para alguns.

Já o trackpad é uma desgraça. Embora se mostre com qualidade para "scrolling", quando chega o momento de selecionar uma parte do texto o clique simplesmente não é dos melhores. Tentei a todo o custo ter uma vida normal com este trackpad, porém, só consegui ser verdadeiramente produtivo quando carregava um rato wireless comigo.

Pormenores a ter em consideração neste computador portátil

Os computadores portáteis são feitos para andarem contigo de traz para a frente. O Xiaomi Air 12 é perfeito para tal. O computador é pequeno e leve, contudo, esta leveza deve-se à sua fraca autonomia.

O computador aguentou para umas 4 a 5 horas de utilização normal, algo que é facilmente ultrapassado pelos concorrentes diretos no mercado (mas bem mais caros). O cabo de carregamento também é um fator negativo. Embora carregue via USB-C o cabo é curto e se tencionas levar o computador portátil para o café, lembra-te de arranjar um local encostado à tomada.

Tudo o resto que pode até não ter sido referido, como a câmara frontal ou mesmo Wi-fi, funcionam na perfeição. O Windows 10 chega com a versão Chinesa ou Inglesa, por isso tem isso em conta na altura de compra. Preferível comprares uma chave para o serviço e usufruires do Sistema Operativo com melhor qualidade.

Numa nota final tenho de admitir que fiquei apaixonado pelo computador portátil Xiaomi Air 12. O gadget mostra-se quase perfeito em todos os aspectos para todos aqueles que querem um computador para produtividade e portabilidade.

Outros assuntos relevantes:

TCL T32M6C- Review/Análise – Monitor Curvo de 32″

Bq Aquaris X Pro Review | O melhor da Bq até ao momento!

Nokia 3310 – Review / Análise – Somente Nostalgia

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.