Xiaomi 15: a nova linha de smartphones Xiaomi com uma nova era de performance

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Após o lançamento do Xiaomi 14 Ultra, é seguro assumir que a Xiaomi irá agora focar-se no lançamento da sua nova linha de smartphones de topo, os Xiaomi 15.

A gigante Chinesa deve estrear estes novos dispositivos depois do lançamento da nova linha de processadores da Qualcomm, os Snapdragon 8 Gen 4.

Ainda é incerto quais serão as especificações exatas da nova linha de smartphones da Xiaomi, no entanto, já existem alguns relatos e leaks de insiders na área.

xiaomi 15 pro câmara

A próxima linha de smartphones com sensores de nova geração

Ainda assim, já se sabem algumas coisas sobre estes novos lançamentos: um conhecido blogger de tecnologia da plataforma Weibo, de nome @体验more, partilhou na sua página as alegadas especificações de câmara do Xiaomi 15 Pro. Segundo este insider, o telemóvel virá munido de um sistema de câmaras triplo, com um poderoso sensor principal de 50MP, o OV50K da Omnivion.

Além disso, a câmara irá utilizar a tecnologia inovadora de LED Flicker Mitigation (LFM) TheiaCel, também da Omnivion. Esta tecnologia permite uma performance superior em ambientes de luz reduzida, bem como um alcance dinâmico de câmara mais composto.

A lente teleobjetiva irá utilizar um sensor IMX882 de 50MP, que apresenta, em zoom digital, um downgrade de resolução ligeiro em comparação a sensores anteriores.

No entanto, a estrela do espetáculo neste dispositivo é mesmo o sensor principal. Com um formato ligeiramente mais largo que o convencional, a câmara utiliza um sensor de 1.2-micron pixels, para uma captura de luz excecional. Consegue permitir uma série de benefícios para o utilizador, tais como performance melhorada em luz reduzida, gravações em rácios de frame altos, e até mesmo vídeos em 8k. Este sensor já está presente em alguns dispositivos, pelo que é possível examinar a sua performance; tal é o caso do Honor Magic 6 Pro.

Muito mais do que uma excelente câmara

Relatos mais antigos indicam também que poderemos ver um redesign do módulo traseiro de câmaras. Ao contrário do módulo circular a que a Xiaomi nos tem habituado, poderemos ver um layout quadrado, à semelhança dos dispositivos Apple. O display do Xiaomi 15 Pro terá, em princípio, uma resolução de 2K com um design micro-curvo.

Além disso, o novo dispositivo será equipado com o Snapdragon 8 Gen 4, a nova geração de processadores da Qualcomm que traz melhoramentos fantásticos em relação aos seus predecessores. Tendo isto em conta, todas as informações indicam que, com este salto em performance, também virá um salto em preços.

Desta forma, torna-se improvável haver qualquer espaço para a Xiaomi lançar este telemóvel a um preço competitivo, em comparação aos dispositivos topo de gama de outras marcas.

Outras fontes indicam também para uma bateria de 4880 mAh com suporte para fast-charging a 120W, bem como carregamento sem fios a 50W.

Por fim, o sistema operativo deverá ser o novo HyperOS da Xiaomi.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.