Xiaomi 14 são oficiais e são os primeiros smartphones com o Snapdragon 8 Gen 3

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como prometido, a Xiaomi apresentou hoje os seus novos topos de gama Android. Durante um evento realizado na China, a tecnológica deu a conhecer oficialmente os Xiaomi 14 e Xiaomi 14 Pro, ambos servindo de estreia para o novíssimo Snapdragon 8 Gen 3.

Pelo segundo ano consecutivo, a tecnológica chinesa é a primeira fabricante Android a lançar um smartphone com o mais recente processador de topo da Qualcomm. Com efeito, do novo par Xiaomi 14 só esperamos o melhor e a empresa não desiludiu com aquilo que concebeu.

Xiaomi 14

Ambos os smartphones são construídos com materiais premium e o seu aspeto geral é bastante similar ao dos seus antecessores. Temos um conjunto de metal e vidro que grita qualidade, havendo ainda uma edição especial do Xiaomi 14 Pro com uma estrutura em titânio.

Xiaomi 14 Pro é a excelência que todos desejam num topo de gama Android

Em primeiro lugar, olhamos para o modelo mais poderoso do par que a tecnológica chinesa acaba de revelar. Como é habitual, o Xiaomi 14 Pro tem alguns trunfos que não poderemos encontrar no seu irmão, nomeadamente na sua câmara fotográfica com a insígnia da Leica.

Xiaomi 14 Pro

Esta é constituída por três sensores fotográficos que se destacam por terem uma abertura focal variável entre f/1.42 e f/4.0. O sensor principal é de 50 MP com uma distância focal de 23 mm, ao passo que o grande angular é de 50 MP com uma distância focal de 14 mm. De notar que ambos contam com tecnologia OIS.

Importa ainda mencionar o seu sensor telefoto também com 50 MP e a sua distância focal de 75 mm. A Xiaomi deu uma atenção especial à rapidez da câmara dos seus novos, por isso, afirma que serão necessários apenas 0,8 segundos para abrir a aplicação da câmara e captar uma fotografia.

Olhando agora para o seu ecrã, o Xiaomi 14 Pro apresenta um glorioso painel AMOLED LTPO de 6,7 polegadas com laterais curvas. Este conta com resolução WQHD+, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz e um impressionante pico de brilho de 3000 nits.

Xiaomi 14 Pro
Xiaomi 14 Pro na sua edição especial em titãnio

O seu processador é o novo Snapdragon 8 Gen 3 servindo assim de veículo para a estreia deste SoC no mercado tecnológico. Conta ainda com até 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno.

A sua bateria é de 4800 mAh e beneficia de carregamento rápido de 120 W por fio, carregamento sem fios a 50 W e carregamento reverso a 10 W. Como se esperava, será o primeiro smartphone a chegar com a nova HyperOS instalada de fábrica.

Xiaomi 14 é a opção para quem quer um smartphone mais compacto

O Xiaomi 14 também foi apresentado aquando do seu irmão Pro, constituindo assim o novo par de orgulho da empresa chinesa. Dotado de um conjunto de especificações igualmente premium, este é o modelo para aqueles que apreciam um smartphone mais compacto.

Com efeito, o Xiaomi 14 apresenta-se com um ecrã AMOLED LTPO plano com uma diagonal de 6,36 polegadas. Tem uma resolução 1,5 K, uma taxa de atualização variável de até 120 Hz e um pico de brilho também de 3000 nits.

Xiaomi 14

Os componentes internos são partilhados com o Xiaomi 14 Pro, o que significa que o modelo base conta também com o Snapdragon 8 Gen 3. Além disso, terá até 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno.

No departamento fotográfico também encontramos um conjunto triplo de 50 MP, mantendo a maioria das suas especificações. Contudo, o Xiaomi 14 terá estabilização ótica da imagem apenas nos sensores principal e telefoto e carecerá de uma abertura variável.

Importa ainda mencionar que o Xiaomi 14 conta com uma bateria de 4610 mAh com carregamento rápido a 120 W por fio, carregamento sem fios a 50 W e carregamento reverso a 10 W. O seu software também será a HyperOS baseada no Android 14.

Preço e disponibilidade dos novos Xiaomi 14

O Xiaomi 14 estará disponível para compra em branco, preto, rosa e verde com preços a começar no equivalente a 517 €. Já o Xiaomi 14 Pro estará disponível em branco, preto e verde com preços a começar no equivalente a 647 €.

Ambos os modelos ficarão disponíveis para compra primeiramente apenas na China. Ainda que a empresa não tenha falado sobre a sua apresentação global, espera-se que tal possa acontecer no início de 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.