3 dicas para reduzir a fatura mensal da luz numa Casa Inteligente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A 31 de outubro celebra-se o Dia mundial da Poupança e com o aproximar dos dias frios, todos os conselhos e dicas para aliviar a fatura da luz são bem-vindos. A pensar nisso, reunimos alguns truques e bons hábitos compilados pela SPC.

Tomando como certeza a evolução tecnológica, e tudo o que ela nos tem trazido, temos avanços que facilitam a nossa vida, a todos os níveis. Aliás, muitas das vezes permitindo uma gestão com um simples toque através do telemóvel.

Assim, indo mais além, a gestão da nossa casa, tornando-a eficiente e inteligente. Aqui, seja através de domótica, as "coisas inteligentes" e IoT, permite não só o alcance de sustentabilidade como a redução significativa da fatura mensal.

1. Com o inverno a chegar a conta do aquecimento não tem de dobrar

SPC casa Inteligente

Em primeiro lugar, na climatização a sua casa, os termostatos inteligentes Wi-Fi programáveis para a caldeira já incluem um contador individual. Aliás, sejam de eletricidade, gás ou aquecimento central.

Assim sendo, através da app no telemóvel podemos controlar totalmente o aquecimento da casa em qualquer momento e desde qualquer lugar.

SPC casa

Por outro lado, ao optar por válvulas inteligentes conseguimos controlar a temperatura de cada um dos radiadores da casa de forma independente e dar a cada divisão da casa uma temperatura diferente. Assim, garantindo uma poupança significativa adicional.

Por exemplo, podemos deixar a sala a 19º, a casa de banho a 22º e o quarto principal a 20º. De igual modo, também podemos programar por geo-localização. Isto de forma que o aquecimento seja ativado à medida que nos aproximamos de casa.

2. Nunca esquecer das luzes ligadas com iluminação "Smart"

SPC Casa

Em segundo lugar, o ato de acender e apagar luzes nunca foi tão fácil. Aliás, mesmo quando estamos fora de casa, por um simples toque através do telemóvel.

Podemos acender só quando necessitamos e apagar quando for necessário, sem gastos desnecessários. Para tal podemos optar por instalar um interruptor WiFi inteligente, por exemplo, para controlar a iluminação da casa e decidir desde o smartphone quando acende e apaga as luzes.

SPC

Em simultâneo, podemos optar por apostar em lâmpadas inteligentes, que funcionam também com os sistemas de voz Alexa e Google Home, poupam e podem ser controladas através da app no telemóvel.

Podemos aí regular a intensidade e cor pretendida, entre outros parâmetros. Aliás, com as lâmpadas inteligentes nunca teremos de voltar, quando sairmos de casa, para verificar se alguma luz ficou acesa. Isto porque podemos ver tudo a partir de qualquer lugar e apagá-los remotamente graças às apps IoT.

3. As tomadas de casa também podem ajudar a controlar os consumos

SPC

Em terceiro lugar, as novas tomadas inteligentes WiFi incluem sistema de monitorização que permitem melhor controlar o consumo, numa base diária, se assim o quiserem.

Podem conectar qualquer aparelho elétrico que queiram controlar remotamente. Para além disso, como é inteligente, permite conectar qualquer eletrodoméstico e controlar a partir da app SPC IoT, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Ora, o melhor de tudo?

Podemos desligar completamente os eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos desde o smartphone para economizar energia. Note-se que o modo de espera representa, de acordo com estudos da UE, cerca de 11%* da energia total consumida numa habitação.

Casa SPC

Em suma, já no próximo dia 31 de outubro podemos celebrar o dia mundial a poupança munidos destas dicas. Aliás este ano em particular, nunca fez tanto sentido a reflexão, que o dia nos traz, sobre formas de poupar no nosso dia a dia.

Para viver, com conforto, mas sempre que possível sem desperdícios e especialmente na nossa casa, sem prescindir das comodidades a que estamos habituados.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.