Xiaomi 12S Ultra: este é o verdadeiro tamanho do sensor Sony [vídeo]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone Xiaomi 12S Ultra veio inaugurar uma nova era no seio desta fabricante chinesa, pois não só marcou um novo patamar de qualidade fotográfica como também coroou a parceria com a Leica. Infelizmente, este modelo permanece um exclusivo para o seu mercado doméstico, na China, pelo que não poderemos usufruir, por exemplo, o seu sensor Sony IMX989.

Amplamente publicitado como o primeiro sensor de imagem com 1 polegada de diagonal para utilização em smartphones e dispositivos móveis, este componente é um dos seus principais pontos de venda. Porém, ao desmontar o Xiaomi 12S Ultra o youtuber Zach Nelson, responsável pelo canal JerryRigEverything veio trazer nova luz para este telemóvel de luxo.

Afinal qual é o tamanho do sensor de "1 polegada" no Xiaomi 12S Ultra?

O Youtuber quis apurar o real tamanho do sensor de imagem utilizado pela Xiaomi na câmara principal deste telefone. Em causa está o sensor produzido pela Sony, o IMX989 com resolução de 50 MP, empregue aqui na câmara com objetiva grande angular.

Para tal, o youtuber teve que desmontar o smartphone passo a passo, não se poupando a detalhar todos os componentes deste dispositivo móvel. Ou seja, enquanto ele desmonta o smartphone podemos ver os detalhes da construção deste equipamento.

Em simultâneo, podemos também apurar os métodos de montagem das outras câmaras fotográficas. Veja-se, por exemplo, o sistema de objetivas periscópicas para uma das câmaras auxiliares neste dispositivo. Por fim, temos o vislumbre o sensor IMX989.

Aproximadamente 1 polegada, aponta o youtuber Zach Nelson

Xiaomi 12S Ultra

As conclusões de Zach Nelson evidenciam uma prática na indústria mobile em que as fabricantes usam discricionariamente o termo "uma polegada" para se referir a um grupo abrangente de dimensões e tipos de sensor. Ou seja, o "sensor de uma polegada" é, mais ou menos de uma polegada de diagonal, variando consoante o modo de medição do componente propriamente dito.

Não obstante, o sensor Sony IMX989 continua a ser maior que todos os antecessores. Além disso, está próximo da polegada de diagonal, classificando-se já para este "grupo" batizado de sensores de 1 polegada.

Em suma, as suas dimensões foram exageradas pelo marketing, prática comum, não desvirtuando as capacidades do componente em si, tampouco do Xiaomi 12S Ultra.

Xiaomi 12s Ultra became the first mass and popular smartphone with an inch sensor, although not the first device with such a sensor on the market as a whole. However, the sensor there is not quite an inch. JerryRigEverything, after breaking the new Xiaomi flagship, decided to

— Yaroslav Gavrilov  (@appletester_rus) 29 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.