O Xiaomi 12S Ultra é o mais ambicioso smartphone da fabricante chinesa liderada por Lei Jun. Simboliza não só uma nova era para a fabricante, aliada agora à mítica Leica, como também promete inaugurar um padrão de qualidade para a fotografia com smartphones.
A apresentação da nova gama de smartphones Xiaomi 12S, da qual o modelo Xiaomi 12S Ultra é o topo de gama, ocorreu esta segunda-feira, na China. Aí, a tecnológica deu a conhecer os vários desafios encontrados (e ultrapassados) para entregar a melhor experiência fotográfica possível. O resultado? Um smartphone único que promete conquistar entusiastas e amadores.
Temos várias melhorias incrementais na gama Xiaomi 12S
Lei Jun começou por destacar as capacidades do novo processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm a 4 nm. As melhorias no desempenho superam os 16%, ao passo que o consumo energético foi reduzido em 33% face ao Snapdragon 8 Gen 1.
Ou seja, temos mais poder de processamento e maior autonomia de bateria nos smartphones equipados com este chipset para dispositivos móveis.
O homem forte da Xiaomi garantiu que os novos smartphones equipados com este chip têm também uma melhor performance gráfica (GPU). Além disso, em todos eles, a autonomia de bateria supera um dia de uso, com melhorias substanciais nesta geração. Mais concretamente, a nova geração de smartphones Xiaomi 12S consegue aguentar 1,24 dias entre cargas.
A Xiaomi deu também a conhecer uma nova iteração da sua plataforma de imagem computacional. Mais concretamente, a Xiaomi AI Image Solution 2.0 que auxilia o hardware a compor a melhor imagem / vídeo possíveis graças à inteligência artificial.
Todos os trunfos mencionados estão presentes no novo trio de smartphones Xiaomi 12S Ultra
A história da fotografia humana pela Leica, e agora pela Xiaomi
Este é o smartphone ideal para quem procura apenas o melhor. Para o utilizador mais exigente, o fotógrafo amador, entusiasta de fotografia e utilizador avançado. Assim, fiel às fugas de informação, chegou o novo smartphone Xiaomi 12S Ultra.
Lei Jun dedicou grande atenção ao modelo 12S Ultra, o flagship mais ambicioso da Xiaomi. É um total e verdadeiro topo de gama com o SoC Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm e um novo sistema de refrigeração para manter este SoC sob controlo.
O telemóvel está equipado com uma bateria de 4 860 mAh, menor que a de 5 000 mAh devido às restrições de espaço, sendo este ocupado pelos módulos de câmaras.
Segundo Lei Jun, esta bateria durará para 1,24 dias, com carregamento a 67 W por cabo, carga a 50 W sem-fios e carregamento sem-fios reverso a 10 W. Note-se que no modelo Ultra a capacidade de bateria não é tão elevada como no modelo Pro devido às exigências de espaço dos módulos fotográficos, o ponto nevrálgico do smartphone.
O executivo destacou também os novos chipsets de gestão energética e processamento de imagem presentes no Xiaomi 12S Ultra. Em particular temos os novos Xiaomi Surge G1 para gerir o o consumo energético. Ao mesmo tempo, temos o Surge P1 para agilizar o processamento o de carga rápida do telemóvel e da respetiva bateria com 4 680 mAh.
O sensor Sony IMX989 revoluciona o setor com 1 polegada
O mais recente e melhor sensor de imagem da Sony está presente no maior e melhor telemóvel da Xiaomi. O destaque vai para o tamanho físico do sensor, agora com uma polegada de diagonal, captando mais luz do que qualquer outro rival no mercado.
A par do novo sensor temos todo um conjunto de óticas a compor as objetivas utilizadas no Xiaomi 12S Ultra. Estes elementos óticos foram desenvolvidos em co-parceria com a Leica para garantir a melhor qualidade dos 8 elementos óticos (8p) nas câmaras.
O executivo referiu as inúmeras dificuldades encontradas e ultrapassadas durante os oito meses de trabalho. Só após este período é que a Leica emitiu a sua certificação e garante de qualidade às soluções criadas e aplicadas pela Xiaomi.
Para além disso, o homem forte da Leica relembrou o quão difícil foi coordenar os esforços entre a empresa chinesa e a empresa alemã, chegando à conclusão que o trabalho teria de ser feito, em grande parte, cara a cara.
Câmara tripla de 50 MP + 48 MP + 48 MP com certificado Leica
A câmara tripla do Xiaomi 12S Ultra é composta por três sensores igualmente aprovados pela Leica, com óticas ultra grande angular (48 MP) com 128º de ângulo de visão. Já a terceira câmara, também de 48 MP, é equipada com ampliação de até 120 vezes.
Temos, portanto, zoom digital de até 120 vezes, com OIS e Modo Noite. Por fim, o sensor principal de 1 polegada, com 50 MP de resolução, também tem OIS e um campo de visão equivalente (em 35 mm) a 23 mm, sendo assim uma grande angular.
A Xiaomi reuniu também vários filtros e modos de captação de imagem (presets) inspirados na ciência de cor da Leica.Temos vários à escolha, com alguns demonstrados em seguida como, por exemplo, o Authentic Look, ou Vibrant Look da Leica.
O utilizador poderá tirar partido destes modos e filtros a partir da aplicação de câmara fotográfica da Xiaomi. Para além disso temos também a certificação Dolby Vision para garantir a melhor qualidade de gravação de vídeo em HDR.
O Xiaomi 12S Ultra tem um ecrã AMOLED de 6,73 '' WQHD+
O telemóvel possui um grande ecrã AMOLED com 6,73 polegadas de diagonal e resolução 2K ou WQHD+ para a melhor qualidade de imagem num smartphone Xiaomi até à data. Temos também a taxa de atualização variável de 1 Hz até 120 Hz.
As demais caraterísticas do telemóvel são dignas e adequadas a um topo de gama em 2022. Em seguida podemos ver o resumo das mesmas, com destaque para o processador, armazenamento interno e qualidade de construção com detalhes em dourado.
A Xiaomi já clarificou que a nova gama de smartphones Xiaomi 12S na qual se inclui o modelo Ultra será um exclusivo da China, ou seja, não ficará disponível na Europa. Não obstante, este telemóvel estará disponível em preto e verde-escuro.
Por fim, o preço anunciado para a China é de 5999 CNY, ou seja, cerca de 857,63 € à taxa de câmbio atual.
Editores 4gnews recomendam: