A nova gama de smartphones Android Xiaomi 12 foi apresentada no passado dia 28 de dezembro de 2021, na China. Foi aí que, pela mão de Lei Jun, ficamos a conhecer três novos dispositivos móveis, os Xiaomi 12, Xiaomi 12X, bem como o Xiaomi 12 Pro.
Todavia, escassos dias após a apresentação oficial vemos agora uma imagem que nos mostra os protótipos de ambos os dispositivos Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro. Ambos apresentam diferenças face ao design final com, por exemplo, câmaras maiores e diferentes cores.
A imagem seguinte mostra-nos as diferenças entre as versões de protótipo e o produto final que ficamos recentemente a conhecer.
Este podia ter sido o aspeto dos Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro
A imagem foi agora divulgada através da rede social chinesa Weibo, mas concretamente na página da Xiaomi Community, com um dos participantes a mostrar-nos as alterações efetuadas pela fabricante até à apresentação do produto em questão.
Vemos, assim, que os traços gerais são os mesmos entre os protótipos e a versão final dos smartphones Xiaomi. Há, contudo, diferenças subtis como, por exemplo, os esquemas de cor. Note-se que o Xiaomi 12, oficial, não dispõe do esquema de cor com pontos brilhantes que pode ser visto na imagem do protótipo.
Segundo os primeiros relatos de entidades que já têm fisicamente o novo smartphone Xiaomi 12, o esquema de cor mais similar apresenta uma cor mais rosa. Por outro lado, o esquema de cor vendido pela Xiaomi está mais próximo do púrpura (esquema de cor oficial).
Por outro lado, a câmara principal do protótipo é maior que a que temos no produto final. Isto é, vemos um módulo e ilha de câmaras fotográficas de dimensões aparentemente maiores face ao produto que acabaria por ser apresentado a 28 de dezembro.
A gama de smartphones Xiaomi 12 foi apresentada a 28 de dezembro
Por outro lado, o módulo e ilha de câmaras fotográficas tem, na versão oficial, um acabamento metálico, pintado de acordo com o esquema de cor do produto. Algo que na versão de protótipo não se verifica, apresentando aí um acabamento dual, brilhante e fosco.
Certo é que a maioria dos utilizadores nunca comparará os protótipos com o produto oficial, pelo que este exercício de comparação é meramente académico. Trata-se de uma curiosidade para estimular os fãs da marca e de uma oportunidade rara de observarmos o processo de desenvolvimento, uma ínfima parte dele, dos novos smartphones.
Por fim, numa nota estritamente pessoal, acabo por preferir o aspeto da versão oficial com o esquema de cor a encontrar reflexo na pintura e revestimento da ilha das câmaras fotográficas principais.
Qual a vossa opinião geral sobre o design dos novos Xiaomi 12?
Editores 4gnews recomendam: