Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition é o smartphone que não vais poder comprar na Europa

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi deu hoje a conhecer um novo trio de smartphones Android focados na fotografia e desempenho. Com efeito, temos a nova gama de equipamentos Xiaomi 12S composta pelo modelo base, pelo 12S Pro e, por fim, pelo topo de gama Xiaomi 12S Ultra.

Todavia, temos um renovado modelo Pro, com uma edição especial que entrega uma bateria de maior capacidade, diferente configuração de câmaras e um processador distinto. Mais concretamente, falamos do Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition.

Temos ainda o smartphone Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition

Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition

Esta é a versão renovada do atual Xiaomi 12 Pro com o processador Dimensity 9000+ da MediaTek. Ou seja, o mais recente chipset topo de gama da maior fabricante mundial de processadores para dispositivos móveis. É um colosso de poder de processamento com muito para oferecer. Infelizmente, a sua disponibilidade na Europa é dúbia na melhor das hipóteses.

Em primeiro lugar, o Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition mantém o design do atual Xiaomi 12 Pro, a versão equipada com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm disponível na Mi Store Portugal desde 899,99 €. Aliás, as semelhanças entre ambos os modelos abrangem grande parte das caraterísticas do smartphone com a principal diferença a residir efetivamente no processador usado.

Mais concretamente, temos aqui a versão "overclocked" do Dimensity 9000, nomeadamente o Dimensity 9000+ (Plus). Este chipset com litografia de 4 nm fabricado pela TSMC. Segundo a fabricante, o chip entrega mais poder de processamento (5%), melhor prestação gráfica (10%) e, sobretudo, maior eficiência energética face ao Dimensity 9000.

Poder de processamento e eficiência energética com o MediaTek Dimensity 9000+

Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition
Os destaques do chipset MediaTek Dimensity 9000+.

Temos assim mais poder e melhor eficiência com o Dimensity 9000+, além de um novo sistema de refrigeração. Mais concretamente, a tecnológica chinesa destacou o sistema de arrefecimento 3D para o Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition. Durante a demonstração foram demonstrados vários jogos como o Honor of Kings, bem como o Genshin Impact com bons resultados de FPS's.

Em suma, este novo processador, aliado ao novo sistema de refrigeração, garante melhor desempenho gráfico. Algo que sem dúvida agradará a todos os utilizadores que jogam no seu smartphone. Aliás, mesmo nos jogos mais exigentes os resultados apresentados foram muito promissores.

Maior bateria para o Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition

Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition

O modelo Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition está equipado com uma bateria de 5 160 mAh de capacidade. No entanto, a velocidade / potência de carregamento foi reduzida para 67 W. Por outro lado, o seu ecrã tem 6,73 polegadas, com resolução Quad-HD+ (2K), com um display E5 AMOLED fabricado pela Samsung.

Este ecrã apresenta a tecnologia LTPO AMOLED 2.0 com taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz. Para além disso temos um brilho máximo de 1 500 nits (pico). Podemos ainda destacar a proteção garantida pelo vidro Gorilla Glass Victus da Corning, além das certificações Dolby vision e HDR10+.

As novidades estendem-se também às câmaras do smartphone Xiaomi

Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition

A câmara fotográfica principal do Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition é a mesma. Todavia, os dois outros sensores foram trocados e temos agora um sensor primário Sony IMX707 de 50 MP aliado a uma câmara ultra grande angular de 13 MP.

Temos ainda uma terceira câmara de 5 MP para telefoto. É uma quebra de qualidade face ao alinhamento de três câmaras de 50 MP na versão Snapdragon deste mesmo smartphone Android.

Encontramos ainda uma câmara fotográfica de 32 MP na parte frontal do smartphone para finalizar esta área.

Para além disso temos os mesmos altifalantes duplos Harman Kardon com certificação Dolby Atmos. Para além disso temos as conetividades WiFi 6, 5G e o sistema operativo Android 13, com a interface MIUI 13 da Xiaomi.

Preço e disponibilidade limitadas à China

O Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition estará disponível em duas versões, a saber:

  • 8 GB (RAM) + 128 GB (armazenamento)
  • 12 GB + 256 GB

Infelizmente, tal como os novos Xiaomi 12S, também este modelo será um exclusivo da China.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com