Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Xiaomi 12 Lite pode superar o smartphone Xiaomi 12X neste detalhe importante

Rui Bacelar
Comentar

A gama de smartphones Xiaomi 12 foi apresentada a 28 de dezembro de 2021, sem que o novo trio incluísse um modelo "Lite". No entanto, sabemos agora que este smartphone barato, o Xiaomi 12 Lite, chegará provavelmente até ao final do primeiro semestre de 2022, com boas caraterísticas técnicas. Aliás, pode até superar o Xiaomi 12X numa importante caraterística.

Trata-se de algo importante caso queiram ter, logo que possível, a mais recente versão do software disponibilizado pela fabricante chinesa. Agora que a gama Xiaomi 12 está disponível também na Europa, resta-nos conhecer o smartphone mais acessível desta linha a chegar, muito provavelmente, até ao final da primavera.

Android 12 será a versão já instalada ao tirar o Xiaomi 12 Lite da caixa

Xiaomi 12 Lite 5G(rumoured)•6.55" FHD+ AMOLED, 120Hz•Qualcomm Snapdragon 778G•6/8GB RAM•128/256GB storage•Rear Cam- 64MP (OIS) + 8MP (UW) + 5MP (macro)•Front Cam- 16MP•4,500mAh battery, 67W charging•Android 12, MIUI 13•In-display Fingerprint, Hi-Res Audio

— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) 11 de abril de 2022

Até ao momento as informações mais credíveis sobre o modelo em questão foram publicadas pelo leaker Yogesh Brar, fonte com bom histórico de fiabilidade. Desse modo, podemos dar como praticamente certas as caraterísticas referidas supra, no tweet.

Temos também várias informações alusivas à certificação deste modelo em várias bases de dados de agências de homologação de dispositivos móveis, confirmando oficialmente a sua existência. Resta, contudo, a confirmação da própria Xiaomi.

Por outro lado, para o Xiaomi 12 Lite é apontado o mesmo processador Snapdragon 778G que alimenta atualmente o Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE, lançado em meados de 2021. Sem querer incorrer num desmérito do chipset em questão, mas seria algo estranho não termos uma atualização no componente mais importante em qualquer smartphone, o processador.

O Xiaomi 12X (ainda) traz a MIUI 13 baseada no Android 11 da Google

Xiaomi 12X
O smartphone Xiaomi 12X custa desde 599 € na Amazon.ES

Ainda que o Xiaomi 12X seja um smartphone francamente superior em virtualmente todos os aspetos face ao Xiaomi 12 Lite, com base nas fugas de informação, certo é que o sistema operativo deste telemóvel de gama média alta é o Android 11 da Google.

Ou seja, não temos neste dispositivo a mais recente versão do OS da Google. Desse modo, não temos acesso a funções importantes como os badges de privacidade, design Material You, Temas Dinâmicos, bem como outras importantes melhorias do sistema.

Caso se verifique a hipótese avançada pelo leaker em questão, o Xiaomi 12 Lite pode assim antecipar-se ao Xiaomi 12X no que concerne ao software utilizado.

Xiaomi 12 Lite 5G received FCC Certification.✳️Snapdragon 778G/778G+✳️120Hz FHD+ OLED✳️64MP (OIS) Camera✳️MIUI 13 (Android 12)✳️WiFi 6, NFC✳️In-Display Fingerprint pic.twitter.com/zR98EEe1qv

— Tech Blitz (@TechBlitz5) 8 de abril de 2022

Por outro lado, a Xiaomi aplica a sua "capa" de personalização com a MIUI 13 cobrindo essencialmente todos os aspetos do sistema operativo. Não obstante, a Google impôs a presença de certas funções como os Temas Dinêmicos e Paleta de Cores a todas as fabricantes.

Aguardamos, por fim, pela confirmação da data de apresentação do próximo smartphone Xiaomi com boa relação qualidade / preço, sendo extremamente provável a sua chegada durante os próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com