Wondershare Data Recovery : Como recuperar ficheiros eliminados no teu PC ou MAC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Depois de testar o Wondershare Data Recovery no meu MacBook senti que era altura de partilhar com os leitores uma ferramenta que, apesar de não ser gratuita, conseguiu cumprir o objectivo a que se propunha. Eis o drama: Por norma, gravamos o nosso áudio das Live Podcast's semanais em alta qualidade para que possam ouvir o PodCast com toda a qualidade que merecem.

Contudo, por distração acabei por arrastar a gravação para o Lixo e quando me apercebi do que fiz já era tarde demais. E agora, como recuperar este precioso clip de áudio? Acreditem que a qualidade de áudio no YouTube em directo não é, nem de longe, a mesma que uma gravação proprietária onde posso tirar todo o proveito do meu Blue Baby Bottle.

Wondershare Data Recovery - Recupera os teus ficheiros

Ora, se estás a ler este artigo é porque também necessitas de um software de recuperação de ficheiros eliminados e é aqui que o Wondershare Data Recovery entra. Se estás a pensar comprar um software deste género para recuperar algum ficheiro à partida perdido, recomendo que testes o Wondershare Data Recovery. Se achares que vale a pena, posteriormente poderás comprar uma licença para usufruíres do programa completo.

Vê o produto completo e download aqui

O Wondershare Data Recovery é um software já bem que conhecido no mundo da tecnologia. Aliás, é uma marca que desenvolve vários tipos de programas e ferramentas úteis. Este em particular tem a faculdade de ser fácil de utilizar e pode recuperar praticamente todo o tipo de ficheiros. Reconhece mais de 550 formatos de diferentes. É ainda um software relativamente rápido, consoante tenhas um HDD ou SSD, estando disponível para os sistemas operativos Mac e Windows.

Em que cenários será útil?

Se eliminares um ficheiro, acidental ou propositadamente. Caso limpes a reciclagem ou esvazies o lixo e, por algum motivo, acabas por necessitar de algo que foi eliminado. O que fazer?

Quando formatas o teu disco rígido é possível perder algum tipo de ficheiro ao apagar alguma informação, propositadamente ou não. Caso não tenhas feito algum tipo de backup é aqui que o Wondershare Data Recovery pode ser útil. Outro cenário seria uma partição do disco mal executada, algo que também pode levar à perda de dados.

Uma infeção de vírus no computador é uma ameaça bastante real para qualquer tipo de computador uma vez que pode corromper ou mesmo eliminar as informações do teu disco. Isto sucede frequentemente quando o computador (o disco mais concretamente) foi infetado por um virus ou malware. Com uma formatação, normalmente, o problema ficará resolvido mas compensa sempre prevenir.

Vê o produto completo e download aqui

Por vezes basta uma falha de electricidade quando estás a instalar uma atualização ou simplesmente a utilizar o computador para que exista alguma perda, mais ou menos grave de informação. Nestes casos uma UPS será sempre uma mais valia e grande segurança. Contudo, o Wondershare Data Recovery poderá ajudar-te a recuperar alguns ficheiros que tenham ficado corrompidos pela falha abruta de eletricidade e encerramento inesperado.

Como utilizar o Wondershare Data Recovery

Este software permite-te recuperar ficheiros e dados através de dois métodos principais. O primeiro é o modo normal do Wondershare Data Recovery, ou Standard Mode. Neste modo verás outras opções e modos de pesquisa ao teu dispor para que possas optar pelo método mais conveniente. Se estiveres a tentar recuperar ficheiros grandes a pesquisa pode demorar bastante tempo. Podes colocar a pesquisa em pausa e retomar mais tarde, algo que poucos programas proporcionam.

O primeiro passo será pesquisar pelo teu computador e seleciona a pasta ou localização onde queres correr o scan. Um pequeno passo que te poupará muito tempo e que é uma das maiores mais valias do Wondershare Data Recovery face aos rivais, por vezes mais caros.

Podes até fazer um scan directamente na Reciclagem, Lixo, alguma Drive Externa ou em pastas específicas no computador. Mais uma vez, esta é uma característica do Wondershare Data Recovery que não vemos em muitas mais ofertas.

Vê o produto completo e download aqui

A nível de dispositivos suportados, o Wondershare Data Recovery é capaz de analisar e recuperar ficheiros em cartões de memória, Pen USB, Discos Externos e até em câmaras fotográficas. Esta característica é partilhada por outros softwares mais caros.

Algo que não gostei muito neste Wondershare Data Recovery foi a qualidade dos ficheiros no mode de pré-visualização. Isto é, após detetar os ficheiros, o Wondershare Data Recovery dá-te a possibilidade de os inspeccionares antes de procederes à sua recuperação e aqui sentimos algumas falhas quando comparado com outros softwares.

Conclusão

O que gostei

O que não gostei

Se utilizares o Wondershare Data Recovery em português vais te deparar com vários erros ou faltas de tradução. Par além disso, a versão de teste acaba por te bloquear grande parte das ferramentas essenciais. Deixa-te recuperar até 100mb e nada de "DeepScan". Caso queiras usufruir de todo o programa terás que comprar uma licença cujo preço está perto dos 40€.

Conclusão

No geral, o Wondershare Data Recovery funciona bem e cumpre a sua função. A sua utilização, regra geral, é simples e vai direta ao assunto. Se fores um utilizador básico conseguirás encontrar o teu caminho e os ficheiros que tanto procuras. Caso sejas um utilizador mais avançado creio que gostarás dos modos de pesquisa avançada e dos vários filtros de pesquisa por nome, data, localização, tipo de ficheiro, etc. O que custa mais, verdade seja dita, é pagar os quase 40€ pela licença do programa mas, tendo cumprido o objetivo a que se propõe, vale a pena.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy C9 Pro chega com variante de 128GB de armazenamento

Motorola: Moto C e Moto C Plus são totalmente revelados em vídeo

Nexus 5X com 4GB de RAM? Sim, é possível!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.