Windows: Microsoft corrige atualização defeituosa da Intel para Spectre

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo da tecnologia foi recentemente abalado pela descoberta das recentes ameaças Spectre e Meltdown. Estas vulnerabilidades atuam ao nível dos processadores sejam eles Intel, AMD ou Snapdragon, o que faz com que uma enorme panóplia de dispositivos seja afetada pelas mesmas. Agora, a Microsoft viu-se obrigada a disponibilizar uma nova atualização para o Windows contra a vulnerabilidade Spectre.

Importa, desde já, referir que existem dois tipos de vulnerabilidades Spectre, sendo a segunda a mais complicada de corrigir. Tudo isto porque esta afeta diretamente uma funcionalidade de cada processador chamada "execução especulativa". Dada a sua natureza, podem ser esperados alguns compromissos na performance dos dispositivos afetados.

Vê ainda: Aplicação Android 4gnews: Nova versão chega à Google Play Store (V2.4)

Sinal disso mesmo foi o recente reconhecimento por parte da Intel de que a sua correção para esta variante da vulnerabilidade Spectre estava a causar mais problemas do que os que resolvia. Com principal incidência sobre os processadores Broadwell e Haswell, esta correção fazia com que os computadores visados reiniciassem inesperadamente.

Apesar de estes dois tipos de processadores serem os mais afetados por esta atualização defeituosa, todos os restantes não estavam totalmente imunes ao problema. Existe a possibilidade de modelos mais recentes sofrerem do mesmo problema. Devo dizer que, como detentor de um processador Skylake, nunca experimentei qualquer reiniciar inesperado do meu computador Windows.

Assim sendo, a Intel aconselhava a todos os utilizadores a não atualizarem os seus computadores com esta correção. Dizê-lo poderia ser mais fácil do que fazê-lo, visto que esta correção vinha incluída nas atualizações da Microsoft para o seu sistema operativo, tornando essa tarefa um pouco mais complicada para o utilizador comum.

Microsoft toma medidas e protege os seus utilizadores Windows para os problemas da correçao da Intel para o Spectre

Deparando-se com todo este cenário, a empresa sediada em Redmond tomou medidas. Medida essa que passa pela disponibilização de uma nova atualização para o Windows capaz de corrigir a atualização defeituosa da Intel para o Spectre. A mesma contempla o Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.

Por enquanto, esta importante atualização faz parte do catálogo Windows Update. Isto significa que terás de a instalar manualmente no teu computador caso estejas a sofrer do problema acima descrito. A mesma poderá ser descarregada aqui.

A Intel já referiu que se encontra a desenvolver uma nova correção própria para o problema. Mas como ainda não se sabe quando estará disponível, aquilo que deves fazer já, caso estejas a ser afetado por este problema, é instalar a nova atualização disponibilizada pela Microsoft.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Pré-venda começará dia 2 de Março, ofertas a caminho?

Oppo. Patente de smartphone dobrável é registada pela “irmã” da OnePlus

Sucessores do Apple iPhone X terão mais RAM e baterias maiores

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.