Nova app ajuda a explorar as funcionalidades do Windows 11

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft está a testar uma aplicação atualizada de dicas, totalmente concebida para o Windows 11, que pretende mostrar aos utilizadores novas funcionalidades, atalhos e configurações.

A nova app, tal como a Microsoft explica o seu blog, está disponível na versão de visualização 22458 no Canal Dev. A gigante tecnológica adianta também que a app Dicas vai estar incluída no Windows 11 para ajudar os utilizadores a explorar todos os recursos durante a sua navegação no sistema operativo.

Na antecipação do lançamento do Windows 11, a Microsoft continua a otimizar alguns elementos-chave do sistema operativo, como o menu Iniciar e a barra de tarefas. Notícias que a marca tem partilhado com os utilizadores no referido canal Dev.

Contas Microsoft sem password de autenticação

Entretanto, a Microsoft está também a expandir o acesso da opção de entrada sem necessidade de digitar uma password.Esta funcionalidade estava apenas disponível para clientes empresariais com Azure Active Directory, mas agora os utilizadores domésticos de Windows 10 e, futuramente, Windows 11 serão também incluídos.

Tudo para proteger os utilizadores de potenciais ataques de hackers, uma vez que um grande número de passwords habitualmente utilizadas são fáceis de lembrar e, logo, fáceis de piratear.

Segundo Vasu Jakkal, vice-presidente da área de segurança e compliance da Microsoft, o acesso sem password "é simples de configurar". Basta ter uma conta Microsoft para poder "utilizar a app Authenticator que, em apenas alguns passos, lhe dará acesso sem necessidade de password", esclarece o mesmo responsável.

Será o fim das passwords?

Nem mesmo estas novas funcionalidades vão extinguir o uso das palavras-chave de acesso. O que acontece é que estão a surgir formas de autenticação mais fáceis de utilizar nos diversos dispositivos tecnológicos. A prova vem sob a forma dos padrões OAuth e FIDO2, utilizados nos telemóveis, que recorrem a dois ou vários fatores de autenticação.

Ainda que a opção de login sem passwords esteja apenas acessível a utilizadores da empresa do Windows, esta funcionalidade abrange aplicações Microsoft para dispositivos iOS e Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft confirma incompatibilidade do Windows 11 em chips Apple M1
  • Windows 11 chega em outubro sem uma das suas grandes novidades
  • Microsoft revela finalmente a data de distribuição do novo Windows 11
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt