Microsoft acredita que novos PC´s Windows ARM serão superiores ao MacBook AIr

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft mostra-se bastante confiante sobre o futuro do Windows na arquitetura ARM. Durante muitos anos negligenciada pelo mercado, a tecnológica norte-americana está confiante que em 2024 conseguirá superar o desempenho do MacBook Air com M3.

Documentos internos vistos pela publicação The Verge são a fonte destas informações. Segundo os mesmos, a próxima geração de computadores Windows com processadores ARM irão superar o rival da Apple em desempenho e em tarefas de Inteligência Artificial (IA).

Importa, desde já, dizer que os processadores ARM são desenvolvidos numa arquitetura diferente dos processadores da Intel ou AMD. Isso significa que as aplicações desenhadas para os últimos não funcionarão nativamente nesta versão do Windows.

Surface Laptop 6

Processador Snapdragon X Elite será a alavanca que a Microsoft procura há anos

A Microsoft está bastante confiante no potencial do novo processador da Qualcomm, o Snapdragon X Elite. Apoiada nas declarações da sua compatriota, a empresa liderada por Satya Nadella está bastante otimista sobre o futuro do Windows em ARM.

A nova geração de produtos Windows com o Snapdragon X Eite trará várias melhorias em aspetos fulcrais como já mencionado. Além disso, promete ainda superar o desempenho do MacBook Air M3 na emulação de aplicações.

Este tem sido precisamente um dos principais problemas do Windows em ARM dos últimos anos. Com efeito, caso a Microsoft consiga finalmente resolver esta questão, dará um passo extremamente importante para o sucesso do seu sistema operativo.

A confiança da Microsoft no futuro do Windows em ARM é tanta que a empresa estará a preparar versões do Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 com o processador da Qualcomm. Importa notar que estes já estão no mercado empresarial com processadores Intel Core Ultra.

Além disso, no evento de apresentação destes produtos, a Microsoft irá fazer várias comparações com o MacBook Air M3. O objetivo é mostrar ao mundo como os seus novos PC´s possuem um desempenho superior do produto da Apple.

Novos "computadores IA" serão anunciados a 20 de maio

A Microsoft designa internamente esta nova geração de produtos como "PC´s IA Copilot de última geração". Estes serão anunciados com pompa e circunstância no próximo dia 20 de maio, segundo o The Verge.

A ser verdade, este anúncio acontecerá precisamente um dia antes do arranque da conferência Build 2024 da Microsoft. Nesta conferência dedicada a programadores, a empresa revelará a sua "visão de IA em hardware e software."

Será desta que a Qualcomm e Microsoft conseguirão colocar no mercado verdadeiros concorrentes aos MacBook com Apple Silicon? Teremos de aguardar pelo lançamento desta nova geração de PC´s para poder responder a esta questão.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.