Microsoft Surface Laptop
O novo Surface Laptop da Microsoft

Apresentado ao mundo no dia 2 de maio, o novo Windows 10 S é uma das maiores apostas da Microsoft na educação. Todo este sistema operativo é focado nas necessidades dos professores e alunos. Será através do Surface Laptop, disponível em breve para pré-venda em Portugal, que este novo sistema operativo chegará ao nosso país. O novo computador portátil da família Surface foi outra das grandes novidades apresentadas e chega às lojas a 15 de junho.

Vê ainda: CEO da Xiaomi responde: Qual o tamanho máximo para um smartphone?

Como pode a Microsoft ajudar professores e alunos nas suas tarefas diárias? Esse foi o mote de toda a apresentação e o Windows 10 S pretende ser essa ponte, uma ferramenta diária, sem complicações ou lentidões. Para que ambas as partes possam concentrar-se no que realmente interessa na sala de aula. Sem perder tempo com computadores lentos.

   

Olá Windows 10 S, bem-vindo a Portugal!

O Windows 10 S é uma nova experiência do sistema operativo. Promete ser mais seguro e com um desempenho superior. Com o Windows 10 S todas as aplicações que o utilizador descarregar são disponibilizadas na Windows Store. Isto traz algumas vantagens, sobretudo a nível de segurança porque primeiro verificadas e depois correm localmente num espaço isolado, para oferecer uma fiabilidade superior.

Microsoft Surface Laptop Windows 10 S
Panos Panay na apresentação do Windows 10 S – Crédito: Microsoft

O Windows 10 S inclui também a versão completa do Office 365, incluindo Microsoft Word, Excel, OneNote e PowerPoint, entre outras aplicações.

Com o Windows 10 S, o Microsoft Edge facilita a forma como os alunos organizam as suas pesquisas e gerem os projetos escolares, com a nova barra de Tab Preview. Graças ao Windows Ink no Microsoft Edge, os alunos poderão tirar notas diretamente numa página da Internet e partilhá-la com os colegas.

O objetivo da Microsoft com o Windows 10 S é desenvolver o seu já dinâmico e aberto ecossistema de parceiros. Fabricantes como a Acer, ASUS, Dell, Fujitsu, HP, Samsung e Toshiba, já disponibilizam, hoje em dia, computadores portáteis com Windows 10 para a área da educação, mas, nos próximos meses, terão um ainda maior leque de dispositivos com Windows 10 S – desde os mais económicos, mas potentes, com Windows Ink e ecrãs tácteis, até produtos verdadeiramente premium.

O Microsoft Word, Excel e PowerPoint Online já permitem aos alunos co-editar um documento em tempo real. Mas com o Microsoft Teams, a colaboração vai ser levada a outro nível, pelo menos essa é a promessa. Para tal, transformarão esta aplicação num hub digital para as aulas, onde professores e alunos podem aprender e colaborar.

Com o OneNote Class Notebooks, e novas experiências na definição de trabalhos e testes, os professores poderão mais facilmente distribuir conteúdos, avaliar trabalhos e tornar a aprendizagem mais personalizada. Poderão até comunicar diretamente com alunos e encarregados de educação. O Teams vai também permitir aos professores partilhar novos conteúdos da Internet, integrar oradores convidados e soluções de parceiros de educação como busuu, Canvas, Flipgrig e Kahoot!

Professores em mais de 100 países já estão a usar o Minecraft: Education Edition para promover a criatividade e a colaboração na sala de aula. O Minecraft tornou-se uma das ferramentas favoritas de alunos e professores, que a utilizam para ensinar cidadania digital ou orientar o espírito para a resolução de problemas.

A Microsoft vai alargar o espetro do jogo, enriquecendo-o com o Code Builder for Minecraft: Education Edition. Esta nova funcionalidade foi criada para inspirar os jovens a aprender a programar, combinando o mundo Minecraft com plataformas como Tynker, ScratchX e uma nova plataforma open source da Microsoft chamada MakeCode.

Windows 10 S para Professores e Estudantes

Para que professores e estudantes possam ter acesso a estas novidades, a Microsoft vai disponibilizar as seguintes ofertas:

  • Novos computadores portáteis com Windows 10 S a preços acessíveis;
  • Um ano de subscrição grátis do Minecraft: Education Edition para os portáteis de educação com o novo Windows 10 S;
  • Windows 10 S gratuito para todas as escolas a utilizar computadores com Windows 10 Pro;
  • Microsoft Office 365 gratuito para Educação com o Microsoft Teams;
  • Trial (versão de avaliação) gratuito de Microsoft Intune para Educação.

No seu conjunto, o Windows 10 S, o Office 365 para Educação com o Microsoft Teams, o Minecraft: Education Edition e o Microsoft Intune para Educação oferecem a solução mais completa para professores e estudantes.

Surface Laptop – o embaixador do Windows 10 S

Microsoft Surface Laptop
O novo Microsoft Surface Laptop

Para levar a performance, simplicidade e segurança do Windows 10 S ao consumidor, a Microsoft expandiu a família Surface com o novo computador portátil Surface Laptop. Disponível a partir desta semana em pré-venda em Portugal e nas lojas a 15 de junho, o Surface Laptop é a combinação cativante de portabilidade, desempenho e elegância.

Tem um processador de 7ª geração Intel Core e até 14,5 horas de duração da bateria. Possui um vibrante ecrã PixelSense de 13,5 polegadas em Corning Gorilla Glass 3, tátil e otimizado para escrita digital. O já familiar teclado Surface, agora em tecido Alcântara, vem equipado com teclas de digitação silenciosa e responsiva, um trackpad de alta precisão e um toque que proporciona uma nova experiência de conforto na escrita. O Surface Laptop vai ser disponibilizado a nível mundial em quatro cores: platina, grafite, bordô e azul. Em Portugal e à data de lançamento, estará disponível apenas em platina.

O dispositivo estará disponível em Portugal a partir de 1169€ (IVA incluído) e marcará presença em mercados como Estados Unidos, Áustria, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Resta saber se os estudantes gostarão deste preço.

O Surface Laptop será o primeiro device com o Windows 10 S incorporado, e estará disponível a partir de 15 de junho. Será um dispositivo a testar, assim que possível.

Outros assuntos relevantes:

Waze, em fase beta, é finalmente integrado no Android Auto!

Amazon: Novos Fire 7 e Fire HD 8 começam hoje a ser enviados

Ainda é possível ter o Windows 10 de forma gratuita

FonteMicrosoft
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).