Windows 10 Mobile: O Lumia 850 será um mero Lumia 650 XL

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Com a MWC Barcelona a aproximar-se, estamos prestes a conhecer os novos smartphones e gadgets de várias marcas e a Microsoft deverá presentear-nos com dois novos equipamentos. Com efeito, poderemos ver o Lumia 650 a ser anunciado oficialmente e, pelos visto, um Lumia 650 XL.

Pelos vistos o Lumia 850 foi mesmo cancelado e qualquer esperança de um smartphone com boas especificações técnicas acabou de ser dissipada. Em vez disso, teremos um Lumia 650 XL perfeitamente medíocre, estando até a ser demasiado benevolente ao empregar este adjectivo.

Hoje surgiram novas fotos na China, que nos nos mostram o equipamento em mãos, num cenário real e onde podemos ver um smartphone com Windows 10 e até bastante bonito a nível de design e exterior. Já o seu interior...o Lumia 650 XL é uma completa e verdadeira desilusão.

Lumia 650 XL (direita)

Nesta primeira foto podemos ver um smartphone com umas linhas sedutoras, sendo a única excepção a margem inferior bastante grande. Além disso podemos ver, no topo, um flash frontal à direita dos sensores, auscultadores e câmara frontal (5 a 8MP).

E se a primeira foto ainda me deixou com algumas esperanças neste Lumia 650 XL, na segunda fotografia podemos ver as informações do processador. Temos aqui um Snapdragon 8909, o nome de código do Snapdragon 210, um SoC quad-core a 1.1Ghz da Qualcomm.

O Lumia 650 XL terá um "prazo de validade" muito curto

Conseguirá o singelo Snapdragon 210 manter o pouco leve Windows 10 a correr fluidamente? E mesmo que consiga manter a fluidez na utilização do sistema, este Lumia 650 XL terá muito pouca margem para enfrentar o futuro. Isto é, com este hardware tão limitado (para 2016), a vida útil deste Lumia 650 XL será rapidamente atingida.

Abstraindo a nossa atenção do seu processador, temos mais uma má notícia. Os seus 720p (HD) de resolução serão esticados num grande ecrã de 5.4 polegadas neste Lumia 650 XL. Algo que poderíamos aceitar perfeitamente num ecrã de 5 polegadas com será o caso do Lumia 650, numa tela maior resultará numa experiência de visualização muito insípida.

Bonito por fora, feio por dentro

Em suma, este Lumia 650 XL é um smartphone bastante atraente e aparenta ser bem construído. No entanto, o Windows 10 Mobile está cada vez mais exigente, com novas funcionalidades a exigirem mais recursos, é assim a evolução natural de qualquer sistema operativo. No entanto, com este hardware o Lumia 650 XL não conseguirá fazer justiça às mais valias deste sistema operativo.

Por último, apesar de não conhecer-mos o seu preço, podemos tomar o Lumia 650 como referência e se os últimos rumores apontavam um preço aproximado de 220€ para esse terminal, será seguro afirmar que o Lumia 650 XL custará um pouco mais.

Quais são as vossas opiniões sobre este Lumia 650 XL?

Talvez queiras ver:

  • Netflix renova “Orange is the new Black” por mais 3 temporadas
  • Nasa dá-nos a oportunidade de ver Marte em 360º
  • Análise / Review ao Huawei Mate 8
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.