Windows 10 Mobile ganha novo ímpeto no Japão, atraindo várias construtoras de smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Durante um evento da Microsoft celebrado ontem no Japão, o presidente da Microsoft Japão, Takuya Hirano, anunciou as várias construtoras que vão criar dispositivos móveis que utilizam o Windows 10 Mobile como sistema operativo. Temos aqui vários nomes conhecidos como a VAIO, a ACER e outros não tão conhecidos como a NuAns, Thirdwave, Freetel e a Mouse Computer. Vamos conhecer alguns dos seus protótipos?

Apesar da esmagadora maioria dos dispositivos móveis que atualmente correm o Windows 10 Mobile serem construídos pela própria Microsoft, existe um pequeno núcleo de marcas que se tenta aventurar neste nicho. Começando pela NuAns, uma micro-empresa com apenas 15 pessoas mas que já desenvolveu o seu primeiro smartphone, o NuAns Neo (imagem de topo). Este peculiar dispositivo apresenta um painel traseiro com dois tipos de materiais, um deles a imitar madeira.

Em seguida temos o Diginnos Mobile DG-W10M da Thirdwave. Este smartphone tem um ecrã de 5 polegadas com resolução HD (720x1280p), um processador quad-core com 1GB de memória RAM e 16GB de memória interna expansível, além de uma câmara traseira de 8MP, câmara frontal de 2MP e conetividade LTE 4G.

Passando para a mais sonante VAIO. Desde que se desprendeu da Sony, esta marca tem trilhado o seu percurso a solo mas ainda não apresentou um dispositivo funcional, apenas um mero protótipo cujo produto final só chegará aos mercados no início do próximo ano com o sistema operativo Windows 10 Mobile.

Já a Acer apresentou um smartphone pronto para o consumidor final, o seu Acer Liquid M330. Este equipamento, que já consta da nossa base de dados, foi apresentado no passado mês de setembro e possui um ecrã de 4.5 polegadas com resolução qHD (480x854p). O seu processador é o Snapdragon 210 da Qualcomm, um SoC quad-core com a gráfica Adreno 304. Temos aqui também 1GB de memória RAM, câmara traseira e frontal de 8MP e até um leitor de impressões digitais. Este dispositivo, que obviamente utiliza o Windows 10 Mobile, chegará aos mercados em dezembro.

A Jenesis foi outra das marcas menos conhecidas que apresentou apenas um protótipo. Já a Freetel apresentou um modelo perfeitamente funcional que utiliza o sistema operativo Windows 10 Mobile, o Katana 02. Este smartphone tem um ecrã de 5 polegadas com resolução HD (720x1080p) com uns estonteantes 2GB de memória RAM, 16GB de memória interna e uma bateria de 2600mAh. O preço recomendado para este dispositivo rondará os 250$.

O Windows 10 Mobile parece ser o tão aguardado update, que tornará o sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis na nova plataforma, a escolher para os utilizadores empresariais e por todos aqueles que procuram maximizar a produtividade dos seus smartphones. Um título que outrora pertencera à BlackBerry mas que, a cada dia que passa, tem resvalado cada vez mais para a Microsoft.

Talvez queiras ver:

  • O LG V10 como nunca o viste! Robustez e elegância com um toque dourado
  • E afinal…o Samsung Galaxy Note 5 pode chegar ao mercado europeu em janeiro
  • Cyanogen OS, “wearables” e qualidade de construção, o futuro da BQ passa por aqui! BQ Open Day

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.