Windows 10 receberá atualização que diminuirá o impacto do Spectre

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No início de 2018 surgiram duas ameaças que afetaram vários sistemas operativos. Conhecidas como Spectre e Meltdown, estas vulnerabilidades afetaram tanto processadores Intel como AMD, o que significa que tanto o Android como o Windows 10 foram afetados.

Por conseguinte, as suas correções teriam de partir do lado de quem desenvolve o sistema operativo. Estas foram chegando aos poucos aos mais variados sistemas operativos, mas nem tudo foram rosas.

Vê ainda: Android: Prepara-te para pagar ainda mais pelo teu novo smartphone

Existe uma variante em particular da ameaça Spectre que afeta a execução especulativa de qualquer processador. A sua correção, no entanto, não é isenta de efeitos secundários. Para ser mais concreto, esta significa uma perda de performance que pode ascender aos 30%.

Ainda assim, existe uma forma de contornar os efeitos negativos desta correção contra o Spectre. Conhecida como Retpoline, esta correção atua ao nível do software, pelo que a perda de desempenho por parte do computador é quase nula.

Windows 10 irá receber correção para o Spectre descoberta pela Google

À data da sua descoberta, a Google revelou que iria disponibilizar a sua pesquisa para o público. Dessa forma, outras entidades como a Microsoft poderiam adotar estratégia semelhante no seus produtos.

E será precisamente isso que irá acontecer, embora com vários meses de atraso. Note-se que a Google divulgou esta sua descoberta em janeiro passado.

Com efeito, será mais de um ano depois que o Windows 10 irá receber essa mesma correção contra o Spectre. De acordo com o que avança a publicação MSPowerUser, o Windows 10 irá receber o Retpoline na sua próxima grande atualização.

Ainda assim, aqueles que fazem parte do programa Insiders do Windows 10 já começam a sentir os efeitos desta correção. Por outro lado, o público em geral só irá sentir este avanço daqui a vários meses.

Certo é que o Retpoline irá, de facto, chegar a todos aqueles que utilizam o sistema operativo da Microsoft. Um membro da equipa de kernel do Windows fez uso do Twitter para confirmar a chegada desta atualização no próximo ano.

Agora só nos resta esperar que a próxima grande atualização para o Windows 10 chegue aos utilizadores. Porém, ainda não temos quaisquer pistas para a data da sua chegada.

Editores 4gnews recomendam:

A apresentação do OnePlus 6T foi arruinada pela Apple

Samsung quer um smartphone onde o seu ecrã não possua distrações

Google Fotos: Nova funcionalidade álbuns está a chegar aos utilizadores

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.