Wiko Fever Review/Análise | Um pacote equilibrado

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 3 min.

A Wiko é aquela marca que já tem bastante presença em Portugal com uma enorme variedade de smartphones de várias gamas, incluindo o Wiko Fever. O Fever é um terminal interessante, com características de média/alta gama, ligação 4G e Dual-SIM.

Após utilizar o Wiko Fever durante as últimas semanas, tenho muito a dizer. Vê também a nossa análise em vídeo mas vamos ao primeiro campo importante de um smartphone: o aspecto.

Design

O Wiko Fever tem uma boa qualidade de construção, apesar da capa removível. O terminal é leve, algo fino e ergonómico. Existe uma moldura de metal à volta do Fever, onde se encontram os botões de volume e ligar, com umas linhas laterais familiares. A capa traseira tem uma textura rugosa tipo pele e aqui é que me divido um pouco. Preferia ou a pele, ou o metal. Seja como for o design é sempre subjectivo.

Ecrã

Com um ecrã de 5.2" polegadas e resolução Full HD, o Fever atinge uma pontuação de 424 pixeis por polegada. O ecrã tem uma reprodução de cores decente e não apresenta distorção nos ângulos de visualização. Contudo, não é o ecrã mais brilhante nem mais saturado mas isso vai depender das exigências de cada utilizador.

Performance

No interior do terminal existe um processador Mediatek MT6753 Octa-core com potência de 1.3 GHz com o GPU Mali-T720MP3. Temos ainda 3 GB de RAM com armazenamento interno de 16 GB incluído expansível com cartão micro SD. O Snapdragon pode ser o rei dos processadores móveis mas o Mediatek não "come poeira".

Como costumo dizer os benchmarks são análises que dependem de muitos factores e números altos não significam necessariamente melhor desempenho. O Fever provou desempenhar-se melhor com o Epic Citadel.

Globalmente a minha experiência foi fluída e o Fever aguentou todos os jogos que corri (incluindo GTA San Andreas e Dead Trigger 2). Ocasionalmente havia um corte de frames durante utilizações mais intensivas mas nada de importante.

Câmara

O Wiko Fever tem uma câmara frontal de 5 MP com flash, o que é uma novidade positiva. A câmara traseira tem 13 MP com vídeo em Full HD. Para a minha utilização foi suficiente. Existem vários modos de fotografia incluindo um modo muito original que nunca vi noutro smartphone, o Dual View. Este modo permite capturar imagem tanto da câmara frontal como da traseira, numa moldura mais pequena. As fotos são decentes mas falta estabilização de imagem na gravação de vídeo.

Vê todas as fotos e vídeo capturadas com o Wiko Fever na qualidade original: https://goo.gl/Mb3zq6

Autonomia

O Fever tem uma bateria de 2900 mAh, o que foi suficiente para um dia inteiro de utilização intensiva. Acredito que seja possível chegar aos dois dias com uma utilização casual. De qualquer forma o Fever "bebe" pouco quando está em standby e tem um consumo moderado. Testei o tempo de ecrã ligado com um vídeo em 720 HD, brilho a 50% e consegui obter pouco acima das 4 horas.

Interface

O Fever corre com o Android 5.1 Lollipop portanto temos todas as características boas como o design material e as animações super rápidas. Temos no entanto ícones feitos pela Wiko e a inexistência da gaveta de aplicações. É claro que hoje em dia, qualquer dissabor com o aspecto visual é resolvido com um Launcher como o Google Now Launcher.

Seja como for, a Wiko colocou algumas funcionalidades interessantes neste smartphone como gestos de desbloqueio e bloqueio do ecrã com o toque, com o ecrã desligado podemos fazer um "C", "M" ou "O" para ligar a câmara, leitor de música e lanterna, respectivamente.

Conclusões

Como veredicto final, tenho a dizer que o Wiko Fever é um smartphone equilibrado. Todas as características complementam-se e nada fica a destoar. É um smartphone mediano com algumas características altas como os 3 GB de memória RAM e o ecrã Full HD. O preço não é o ideal mas é aceitável para as especificações incluidas.

Para que saibas ainda mais sobre o Wiko Fever, testes de som, vídeo e gaming vê a nossa análise em vídeo no Youtube, deixa também um comentário com a tua opinião e aproveita para subscrever.

Talvez queiras ver:

  • A LG está a oferecer o módulo de som B&O e bateria extra na pré-venda do LG G5!
  • Há 7 anos que a Huawei não registava um aumento tão significativo nos seus lucros
  • Utilizadores de Samsung Galaxy S6/S7 edge com mais comportamentos de risco e atividade sexual
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.