
A TP-Link já começou a testar o Wi-Fi 8, a próxima geração de internet sem fios, e divulgou esta semana que alcançou os primeiros testes bem-sucedidos com a nova tecnologia, ainda em fase de protótipo.
Ainda não há muitos detalhes técnicos sobre o sistema, mas as informações divulgadas revelam que a empresa já conseguiu validar os requisitos de ligação e a taxa de transferência de dados do Wi-Fi 8 — um “marco crítico no desenvolvimento” da tecnologia.
“Esta tecnologia está pronta para oferecer o desempenho sem fios ultraconfiável que a indústria exigirá à medida que mais dispositivos e aplicações com uso intensivo de largura de banda entrarem em operação.”
Informações anteriores da Qualcomm indicam que o Wi-Fi 8 será mais rápido do que as suas gerações anteriores (como seria de esperar). No entanto, não representará um grande salto de velocidade: a expectativa é que o Wi-Fi 8 (802.11bn) seja cerca de 25% mais rápido do que o Wi-Fi 7. Tal como o seu antecessor, a futura tecnologia utilizará três bandas — 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.
O foco principal, porém, será a estabilidade da ligação. A promessa é que o Wi-Fi 8 ofereça melhor desempenho no uso quotidiano, com uma latência 25% menor — ou seja, menos atraso na transmissão de dados.
Por outro lado, a Qualcomm destaca que o Wi-Fi 8 foi projetado para suportar tendências tecnológicas emergentes, como comunicações ponto a ponto entre dispositivos, aplicações e serviços de inteligência artificial, além de equipamentos pessoais de última geração, como óculos de realidade aumentada e smartwatches.
Como observa o The Verge, o Wi-Fi 8 também deverá apresentar um desempenho superior ao gerir múltiplos dispositivos em simultâneo, reduzindo o atraso nas ligações mesmo quando o router estiver mais distante. Isto deve traduzir-se numa experiência mais fluida para jogos online, streaming e outras atividades que exigem conexões estáveis.