O medo de perder os chats e ficheiros antigos do Whatsapp, depois de trocar de telemóvel, assombra muitos utilizadores. Felizmente, a Meta ouviu estas queixas da comunidade, e está agora a trabalhar num update para a sua aplicação de chatting.
Numa das próximas versões do Whatsapp, será possível transferir, entre dispositivos, o histórico antigo de mensagens dos utilizadores.
As notícias foram primeiramente dadas pela Wabetainfo, um fórum de informação e updates sobre as próximas versões da aplicação da Meta.
As mudanças que esta Beta irá trazer
Esta atualização irá eliminar a necessidade de uso dos backups manuais que, de momento, se encontram em efeito. Os utilizadores, para não perderem o seu histórico de mensagem, podem atualmente efetuar backups de rotina para o seu Google Drive.
Mesmo com esta possibilidade, a empresa tenciona explorar maneiras melhores e mais eficientes de transferir entre dispositivos estes repositórios individuais de conversas - Este update parece trazer a resposta para este desejo.
A nova atualização trará um menu específico que permite aos utilizadores (por enquanto apenas Android) migrarem as suas bases de dados através de um QR Code. Este estará nas definições da aplicação e será scannable pela câmara de outro dispositivo.
Detalhes mais específicos ainda não estão disponíveis de momento, no entanto, a funcionalidade parece ser universal e não está dependente de meios ou secções específicas a alguns dispositivos para funcionar na sua totalidade.
Melhoramentos na transferência entre plataformas
Vale ainda lembrar que, de momento, a migração de dispositivos Android para IOS é ainda complexa, e depende inclusive de ligação por cabo entre os dois dispositivos.
A funcionalidade que vem a caminho pode também apontar para melhorar esta capacidade, ao tornar este processo universal para todos os dispositivos.