Os utilizadores do WhatsApp estão sempre a pedir mais privacidade para os seus dados e os responsáveis pela app dão mais um passo nesse sentido, Fazem-no ao permitir que possas usar esta plataforma sem ter de partilhar o teu número de telefone.
Com esta novidade, os utilizadores poderão identificar-se apenas com um nome de utilizador. Deste modo, não mais será necessário partilhar o teu número de contacto para que outros possam falar contigo.
Nome de utilizador chegará primeiro à versão web do WhatsApp
Esta funcionalidade já foi falada anteriormente, mas há novos desenvolvimentos veiculados pela WABetainfo que merecem a nossa atenção. Tal como poderás ver abaixo, estes depararam-se com uma nova interface para a escolha de um nome de utilizador.
Esta opção encontra-se disponível na versão beta do WhatsApp Web. Ao que tudo indica, esta será a primeira plataforma a receber esta nova forma de identificação e ainda é sabido nada relativamente às demais plataformas.
Segundo o que é referido, o sistema de nomes de utilizador usado pelo WhatsApp funcionará com identificadores únicos. Por outras palavras, não haverá nomes duplicados, nem discriminadores. Cada um terá o seu próprio nome de utilizador, não havendo espaço para a dúvida.
Ao definires o teu nome de utilizador, terás de consultar, em primeiro lugar, se o nome que desejas ainda está disponível. O processo só avançará assim que escolheres um nome único.
Trata-se de uma medida que irá aumentar a privacidade e segurança dos dados dos utilizadores do WhatsApp. Assim, deixará de ser necessário partilhar o teu número de telefone sempre que alguém quiser entrar em contacto contigo nesta plataforma.
Todavia, quem já tiver o teu número de telefone continuará a poder encontrar-te no WhatsApp. Quem não o tiver, poderá fazê-lo através do teu novo nome de utilizador.
Conforme o noticiado, os nomes de utilizador virão acompanhados por mudanças na interface do WhatsApp. Por enquanto, não sabemos qual será a extensão das mudanças, mas tudo indica que a Meta tem grandes planos para a versão web deste serviço.
Quanto estará disponível para os utilizadores? Essa é a questão à qual ainda não podemos responder, mas em breve deveremos ficar a saber mais sobre o tema.