WhatsApp testa forma rápida e eficaz para não te incomodarem na app

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp tem melhorado consistentemente a sua plataforma de comunicações instantâneas nos últimos meses com a introdução de várias novidades. Agora, vemos a app de mensagens a preparar uma função que trará paz de espírito aos seus utilizadores.

Evocando algumas das melhorias recente tivemos, com efeito, as Comunidades, canais próprios para criar subgrupos e promover a interação entre diferentes grupos de WhatsApp.

Recordamos também a possibilidade de usar um Avatar para a nossa conta, tanto em Android como iOS e não só. Porém, se estão cansados de tantas notificações do WhatsApp, então temos boas notícias, há uma solução a caminho!

Inundado de notificações do WhatsApp? A solução está a caminho!

WhatsApp notificações grupos testes incomodar

Podemos ainda trazer à memória os grupos que agora passam a ter um limite máximo de 1024 participantes. Ou até mesmo a versão exclusiva da app de mensagens para tablets Android. Porém, o que agora está em preparação é essencialmente um pequeno aviso com grande potencial.

O trabalho em curso foi noticiado primeiramente pela publicação WABetaInfo, mais concretamente na versão 2.22.24.15 da app do WhatsApp para Android. De momento esta compilação está disponível através do canal Beta para os utilizadores inscritos na versão de testes desta plataforma.

Silêncio chega aos grupos do WhatsApp

WhatsApp
Aviso surgirá ao entrar em grupos de WhatsApp com muitos utilizadores. Crédito: WABetaInfo

A par das mensagens diretas na app, os grupos de WhatsApp têm recebido gradualmente várias novidades. Assim, após o aumento do limite de utilizadores de 256 para 1024 participantes, gerou-se também um potencial para mais distrações dentro da app.

Por outras palavras, com o incremento exponencial dos participantes em grupos de WhatsApp, criou-se também um potencial para nos incomodarem mais com notificações e os mais variados alertas. Em suma, distrações que podem saturar os utilizadores.

A pensar nisso, a plataforma prepara agora o aviso que podemos ver acima. Ao que tudo indica, esta opção será apresentada por predefinição sempre que aderimos a um novo grupo de WhatsApp.

O aviso, janela prompt permitirá, de imediato, pausar as notificações do grupo, essencialmente dar um mute em grupos que possam gerar uma "tempestade" de notificações sempre que alguém publica novo conteúdo nos mesmos.

Funcionalidade em testes nos grupos de WhatsApp

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.24.15: what's new?WhatsApp is releasing the ability to automatically mute large group chats to help reduce notifications, to some beta testers!https://t.co/cy7gxMBLQg

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 10 de novembro de 2022

Tal como pode ser observado, esta possibilidade está atualmente a ser testada pelo grupo Meta. Para além disso, não sabemos quando, ou efetivamente se, chegará à versão estável da plataforma de comunicações instantâneas.

É, contudo, provável que tal suceda tendo em consideração a utilidade prática da mesma, bem como a sua relativa simplicidade de configuração para o utilizador comum. Ou seja, sempre que entramos num grupo com 256 ou mais pessoas, veremos este aviso e janela de controlo rápido das notificações do respetivo grupo.

Por fim, de momento esta é uma novidade que já pode ser testada pelos utilizadores do WhatsApp em Android na respetiva versão beta (de testes).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.