Samsung comprometida com a câmara de 200 MP para o futuro dos Galaxy S

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Nos próximos três anos, os topos de gama da Samsung não irão mudar drasticamente a qualidade das suas câmaras fotográficas. Tudo porque a tecnológica estará comprometida com o seu sensor de 200 MP para as próximas gerações dos modelos Ultra.

Esta é a tese avançada pelo leaker @tech-reve quando se debruça sobre os planos para os próximos anos no departamento fotográfico dos topos de gama da Samsung. O sensor introduzido no Galaxy S23 Ultra permanecerá nos seus diretos sucessores.

Samsung camera Roadmap S23U, S24U = HP2S25U, S26U = HP2 successor with significant light receiver upgrades and 17nm logicS27U = 1/1.12-inch sensor pic.twitter.com/a8PviupC9o

— Revegnus (@Tech_Reve) 8 de maio de 2023

Samsung manterá por mais três anos o seu sensor de 200 MP nos modelos Ultra

Conforme podemos ver na publicação acima, os Galaxy S24 Ultra, Galaxy S25 Ultra e Galaxy S26 Ultra utilizarão o sensor HP2 de 200 MP: Significa isto que os próximos três anos serão de continuidade no departamento fotográfico da Samsung.

Isto não significa que não haja espaço para melhorias neste importante departamento. Segundo a mesma fonte, os Galaxy S25 Ultra e Galaxy S26 Ultra terão direito a uma nova geração do sensor HP2 com melhorias significativas na captura de luz.

Isto poderá ser suficiente para oferecer uma real distinção na qualidade das imagens produzidas face às gerações anteriores. A quantidade de luz que um sensor consegue absorver é um pormenor muito importante para os seus resultados.

Claro que a resolução do sensor e a sua absorção de luz são apenas alguns dos pontos com impacto na qualidade das fotografias. Podemos ainda mencionar o tamanho do sensor, o seu design e até o software de processamento de imagem.

Isto para sustentar que o facto de a Samsung não ter planos para adotar já sensores com 1 polegada não significa que a qualidade das suas câmaras não evoluirá. Isto apesar de muitos de os seus rivais estarem já a adotar estes sensores nos seus produtos.

O mesmo acabará por acontecer no caso da Samsung, mas não antes de 2027 aparentemente. Segundo @tech-reve, será apenas com o lançamento do Samsung Galaxy S27 Ultra que assistiremos à adoção de um sensor de 1/1.12".

A manutenção do sensor de 200 MP da Samsung nos seus produtos não deve surpreender os fãs. O mesmo sucedeu com o seu sensor de 108 MP, lançado com o Galaxy S20 Ultra, com ligeiras melhorias no decurso dos últimos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.