Após vários meses de testes, o WhatsApp começa hoje (6) a disponibilizar oficialmente uma das funções mais pedidas pelos seus utilizadores. A partir de agora, já poderás usar a sua versão web e app para computador sem que o teu smartphone esteja ligado à internet.
Este é a novidade que irá finalmente dar mais liberdade aos utilizadores do WhatsApp. No entanto, importa desde já notar que só poderás associar até 4 dispositivos à mesma conta, sendo que apenas poderás ter um smartphone conectado.
WhatsApp liberta-se finalmente da sua dependência do smartphone
Foi em julho passado que o WhatsApp libertou pela primeira vez esta funcionalidade aos seus milhões de utilizadores. Ainda assim, estava restrita aos inscritos no canal beta desta plataforma de comunicação, atestando o seu estatuto de experimentação.
Felizmente essa fase chegou ao fim e a partir de hoje será disponibilizada para todos os utilizadores do WhatsApp. Para acederes à tão esperada funcionalidade, deves atualizar a tua app no Android e iOS para a versão mais recente.
Como começar a usar o WhatsApp sem o smartphone ligado
- Abrir a aplicação do WhatsApp para Android e iOS
- Carregar nos três pontos no canto superior direito da aplicação
- Selecionar Dispositivos associados
- Carregar em Associar dispositivo
- Abrir o endereço web.whatsapp.com e ler o código QR apresentado
Ao ativar esta funcionalidade pela primeira vez, o WhatsApp irá desconectar todos os dispositivos associados anteriormente à tua conta. Com efeito, terás de repetir o último passo para poderes começar a usar a plataforma de comunicação sem o smartphone por perto.
Caso queiras associar mais dispositivos à tua conta, só tens de repetir os passos referidos acima. Fá-lo ciente de que só poderás ter quatro dispositivos por conta e só poderás ter um smartphone associado.
Aos mais preocupados com a privacidade das suas comunicações nada devem temer. O WhatsApp reforça que todas as comunicações continuarão a suportar encriptação de ponta-a-ponta graças a um novo sistema que gerará um ID diferente para cada equipamento.
Utilizadores iPhone enfrentam algumas limitações
Para quem é utilizador iOS, é importante notar que persiste uma limitação à utilização desta funcionalidade. Em causa estará a impossibilidade de eliminar ou limpar conversas fora do teu iPhone.
Para quem é utilizador de tablets, importa notar que esta plataforma não poderá servir como dispositivo principal. Isso significa que o dispositivo principal continuará a ser forçosamente um smartphone.
Para terminar, uma nota para o facto de teres de ligar o teu smartphone à internet a cada 14 dias. Caso não o faças, a aplicação irá limpar todos os dispositivos associados à tua conta.
Editores 4gnews recomendam: