WhatsApp reforça controlos de privacidade com estas novidades na app

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo tem agora novos controlos de privacidade. São funções incrivelmente úteis se não quiserem que qualquer pessoa veja a tua foto de perfil, ou mesmo o Estado online no WhatsApp.

Pode ser dito, contudo, que o rival Telegram continua a ter mais opções de controlo e privacidade. Não obstante, é já um forte incremento dos controlos à disposição dos utilizadores da app de mensagens para Android e iOS (e em breve também para a versão Web do mensageiro).

Controla quem vê a tua foto de perfil e estado online no WhatsApp

🔒 To further protect your privacy online, we’re rolling out new options to your privacy control settings 🔒Now you can select who from your contact list can see your Profile Photo, About, and Last Seen status. For more information follow this link: https://t.co/UGMCx2n70h

— WhatsApp (@WhatsApp) 15 de junho de 2022

A pedido dos utilizadores a plataforma de mensagens e comunicações instantâneas introduz agora ambas as possibilidades nas apps para Android e iOS. Note-se que estes incrementos já haviam sido avistados nas versões de teste (beta) do WhatsApp, mas só agora é que chegam à versão estável, para qualquer utilizador do serviço.

Pode ser dito, contudo, que as opções e funções de privacidade do WhatsApp ainda pecam por defeito face ao rival Telegram. Isto porque, além de poderem ocultar a imagem de perfil e estado da conta (estado online), também podemos criar uma conta no Telegram sem associar um número de telefone, algo que não é possível no WhatsApp até à data.

Atualiza já a tua app WhatsApp para Android e iOS (iPhone)

Your phone number is hidden on Telegram – you always appear as your chosen display name in chats. By default, your number is only visible to your contacts, and you can control your overall visibility in your Privacy and Security Settings. #TelegramTips pic.twitter.com/TQgfqsQxU0

— Telegram Messenger (@telegram) 15 de junho de 2022

Seja como for, o WhatsApp fica assim mais completo, passando a ser possível especificar quais os utilizadores que têm acesso à nossa foto de perfil. De igual modo, podemos também, criteriosamente, definir quem é que vê quando estamos online, ou a última vez que estivemos online nesta app de mensagens.

Tais controlos estão presentes nas Definições - Conta, onde encontramos o novo leque de definições. A partir daí, podemos definir criteriosamente quem é que tem acesso a estes detalhes pessoais sobre a nossa conta e / ou atividade online.

Por fim, importa manter a app atualizada, seja para Android ou iOS, para tirar partido e começar a usar os novos recursos agora distribuídos pela gigante norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.