WhatsApp recebe incrível opção de privacidade para as tuas chamadas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os esforços desenvolvidos pela equipa do WhatsApp para promover a privacidade dos seus utilizadores tem agora um novo e fantástico trunfo. Em causa, a possibilidade de esconder o teu endereço de IP em chamadas com os teus contactos.

Esta nova opção encontra-se disponível para as aplicações Android e iOS desta plataforma de comunicações instantâneas. É mais uma camada de privacidade opcional para os seus 2.7 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

WhatsApp permite esconder o teu endereço de IP durante chamadas

A novidade foi hoje partilhada pela equipa de engenheiros do WhatsApp. Esta é uma funcionalidade que visa proteger os utilizadores de olhares indiscretos, mascarando uma série de dados importantes que podem levar à sua identificação e localização geográfica.

WhatsApp

A novidade m causa foi apelidada "Proteger endereço IP durante chamadas" e pode ser encontrada nas definições da aplicação do WhatsApp. Estará localizada nas opções avançadas de privacidade

Caso esta opção esteja ativa, os endereços de IP dos utilizadores serão mascarados pelos servidores do WhatsApp. Ao retransmitir os teus metadados pelos servidores da empresa, terceiros deixarão de ter acesso a esses dados vitais.

Isto significa que os participantes de chamadas feitas no WhatsApp deixarão de ver os endereços de IP uns dos outros. Assim, perderão acesso a pequenos pacotes de dados que podem, em última instância, levar à descoberta da localização dos intervenientes.

Importa ainda clarificar que, embora os teus dados passem pelos servidores do WhatsApp, o conteúdo das conversas permanecerá protegido pela encriptação de ponta a ponta. Ou seja, nem mesmo os responsáveis pela plataforma saberão aquilo que estás a dizer aos teus contactos.

O WhatsApp anunciou ainda a função "Silenciar chamadas desconhecidas". Como o nome sugere, esta funcionalidade irá automaticamente silenciar qualquer chamada vinda de um contacto estranho.

Neste caso, tais chamadas não irão despoletar o alerta sonoro de chamada do teu smartphone. Ainda assim, essa chamada ficará registada no teu histórico para consulta posterior ou para casos de má identificação de chamada desconhecida.

Esta novidade chega em forma de combate ao spam e ameaças de "clique zero". Estas são aquelas que afetam os dispositivos das vítimas de forma automática, sem intervenção dos visados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.