Google prepara-se para apagar milhões de contas Gmail já em dezembro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Conforme anunciado em maio passado, a Google está a ultimar diligências para proceder à remoção de várias contas Gmail. Será já no próximo mês que a tecnológica norte-americana começará a apagar contas que se encontrem abandonadas.

Este processo será desencadeado certamente como um reforço de segurança para todos os que utilizam os seus serviços. Isto porque contas inutilizadas correm um maior risco de serem comprometidas por terceiros.

Google apagará contas Gmail inativas há dois ou mais anos

Esta limpeza de contas Gmail não será levada a cabo de forma arbitrária. A Google irá focar-se apenas em contas com uma franca falta de utilização, mais concretamente, sem uso há dois ou mais anos.

Esta operação será desenvolvida em fases, começando por aquelas contas que foram criadas e numa mais utilizadas. Em seguida, serão abrangidas contas com uma utilização nula nos últimos anos.

Podemos assim dizer que a decisão tomada agora pela Google terá um impacto nulo para os utilizadores assíduos dos seus diversos serviços. Nestes casos, não há nada a temer, pois a tua conta não será excluída da base de dados da tecnológica norte-americana.

A empresa esclarece ainda que qualquer conta que tenha carregado vídeos para o Youtube não será alvo desta limpeza. Ou seja, o alvo desta medida é efetivamente aquelas contas sem uso e que estão apenas a "ocupar espaço" na sua base de dados.

Importa ainda notar que esta decisão irá afetar apenas contas pessoais. Todas as contas empresariais estarão imunes a esta limpeza de contas inativas.

Como reativar a minha conta Gmail inativa

Caso tenhas uma conta Gmail sem atividade recente, mas não a queres perder, não há problema. Para evitar esta operação da Google, basta que faças pelo menos uma das ações que elencarei em seguida:

  • Ler um email
  • Usar o Google Drive
  • Ver algum vídeo no Youtube
  • Usar a Pesquisa Google
  • Utilizar a tua conta Google para entrar em serviços terceiros

Esta notícia mostra uma alteração de políticas da Google no que concerne a contas inativas. Anteriormente, a empresa limitava-se apenas a eliminar os conteúdos associados às contas visadas. Agora, contudo, temos uma eliminação total das contas que encaixam nos parâmetros definidos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.