WhatsApp recebe funcionalidade incrível para a privacidade das tuas mensagens

Carlos Oliveira
Comentar

O WhatsApp, como plataforma de comunicações instantâneas líder do mercado, está constantemente em evolução. A privacidade é uma das suas maiores preocupações, com novas funcionalidades desse género a chegar frequentemente à aplicação.

A mais recente, tal como reporta a publicação WABetainfo, vem reforçar a privacidade das mensagens que trocares com os teus contactos. Graças à nova funcionalidade, estas passarão a ser vistas uma única vez.

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.25.20: what's new?WhatsApp is working on sending view once text messages, for a future update of the app!https://t.co/ALt2Gpiauw

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 9 de dezembro de 2022

WhatsApp prepara mensagens que só podem ser vistas uma vez

O WhatsApp já possui esta funcionalidade para fotografias e vídeos. No que concerne às mensagens permite que estas expirem passado algum tempo.

Mas mesmo nesse caso, não existe nenhum mecanismo que impeça o recetor de ver essa mensagem apenas uma vez. É aqui que entra a nova funcionalidade em desenvolvimento, colmatando este ligeiro contratempo.

Foi na versão 2.22.25.20 da versão beta da aplicação para Android que a WABetainfo se deparou com esta novidade. O utilizador saberá que vai enviar uma mensagem que só poderá ser lida uma vez ao encontrar um pequeno cadeado no botão verde de envio.

WhatsApp

Tal com a descrição dá a entender, esta funcionalidade fará com que qualquer mensagem só possa ser lida uma vez. Significa que após a leitura da mesma pelo recetor, a mensagem irá desaparecer automaticamente do histórico de conversa.

Esta funcionalidade foi desenhada a pensar na privacidade do utilizador e das informações trocadas. Será bastante útil caso queiras enviar informação sensível a algum dos teus contactos, mas não queres que permaneça visível indeterminadamente.

Obviamente que esta opção não será infalível na prevenção de propagação de informação sensível. Nada impede o utilizador de fotografar a mensagem recebida com outro telefone para gravação ou posterior divulgação por outros meios.

Se esta opção tiver o mesmo funcionamento das imagens e vídeos, o utilizador estará impedido de a reencaminhar para outros contactos. Estará igualmente impedido de fazer uma captura de ecrã.

Uma vez mais reforço que esta novidade encontra-se ainda em fase de testes na aplicação para Android do WhatsApp. Esperamos que em breve seja alargada a outras plataformas, bem como a sua chegada aos canais estáveis do WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.