WhatsApp prepara-se para introduzir função incrível na app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp trabalha atualmente numa nova função que permitirá aos utilizadores da app de mensagens e plataforma de comunicações instantâneas criar um avatar personalizado para a sua conta. Isto é, tanto na app para Android como iOS, poderemos ter um avatar único para personalizar e dar mais cor às conversas através da app.

Agora temos as primeiras imagens que evidenciam o aspeto destes avatares, as pequenas representações do utilizador. Serão totalmente personalizáveis para melhor refletir os traços e caraterísticas do detentor da conta e prometem dar um novo sopro de personalização para o WhatsApp.

Este é o provável aspeto dos avatares para o WhatsApp

WhatsApp
Aspeto provável dos avatares para o WhatsApp. Crédito: WABetaInfo.

As informações foram partilhadas agora pela publicação WABetaInfo, publicação sempre atenta aos desígnios desta plataforma de comunicações instantâneas do grupo Meta. Note-se que, muito à semelhança do que já existe no Facebook, e também no Facebook Messenger, passaremos a ter nos chats do WhatsApp.

Importa notar que esta funcionalidade já se encontra presente na versão beta (de testes) da app de mensagens para Android. Mais concretamente, na versão para Android 2.22.16.11. Muito em breve, a mesma função deve chegar também à versão beta para iOS e só depois à versão estável, para todos os utilizadores.

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.16.11: what's new?WhatsApp is working on avatars, a new way to be you on WhatsApp, available in a future update of the app!https://t.co/ZA1q1N1hXt

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 19 de julho de 2022

Importa notar que os avatares são tridimensionais, ou seja, teremos uma imagem 3D, um pequeno boneco animado. Este poderá ser usado nas salas de conversa e, possivelmente, como imagem de perfil para o WhatsApp. Ademais, também poderemos usar o avatar durante as chamadas de vídeo, e / ou como filtro durante estas chamadas.

Mais recentemente, contudo, na versão Android 2.22.16.12 temos a menção da possibilidade de esconder o Status online para determinados utilizadores. Isto é, teremos mais hipótese de controlo da privacidade sob a forma do controlo do estado online.

Esta possibilidade está já presente na versão de testes para Android, chegando também à app para iOS. Todavia, esta funcionalidade estará ainda em preparação, pelo que pode demorar algumas semanas a chegar à versão estável, para todos os utilizadores.

Também poderemos esconder o estado online no WhatsApp

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.16.12: what's new?WhatsApp is working on the ability to hide the online status, for a future update of the app!https://t.co/e58b2vz8nU pic.twitter.com/DGBzCWrFe5

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 21 de julho de 2022

A publicação WABetaInfo aponta que não existe de momento uma previsão de chegada destas funcionalidades. Assim sendo, teremos que esperar mais algumas semanas, podendo até não chegar à versão estável.

Em suma, temos uma nova função de personalização com uso pleno no WhatsApp, inclusive nas chamadas de grupo. Para além disso contamos com mais opções de controlo do estado online permitindo um melhor controlo deste parâmetro na app de mensagens.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.